A Escola

Muitas meninas me perguntam como é a escola onde faço o curso de norueguês, então tirei umas fotos para vocês terem uma idéia. Apesar de ser mais distante da anterior que ficava no centro de Tønsberg, essa escola é bem moderna, ampla e bem cuidada. Estudar num lugar assim, pelo menos para mim, é ótimo. Na outra eu conseguia ir a pé em meia hora, nessa já fica contra mão, pois ela fica em Eik.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para quem vem morar em Tønsberg, é nesse local que vocês vão estudar🙂 Apesar do frio que faz no inverno, a escola é quentinha, como a todos os outros lugares. Na hora da pausa o povo se reúne e lancham juntos, jogam ping pong, conversam, relaxam até o próximo horário das aulas.

Por falar nisso, vou recomeçar o På Vei (vou pegar o novo livro, o primeiro que usei foi o antigo que foi descontinuado), que é o primeiro livro que muitos estudamos e que nos dá uma ótima base. Falo isso pois tem gente que chega aqui vindo como refugiado e sequer sabem ler, aí o livro que eles usam é um outro, para depois estudarem com o Påa Vei.

Além do que alguns países tem um alfabeto totalmente diferente do nosso brasileiro e do norueguês que é praticamente igual, exceto pelas letrinhas “ø, å, æ” que não temos no nosso. Então eles aprendem do zero mesmo, trabalho de formiguinha, mas tem que ser assim. Eu ainda luto para falar corretamente o som dessas letrinhas, assim como meu marido com o som do “ão, ãe, lh, nh, g e j” pois para eles essas duas últimas letras também tem som diferente do nosso idioma.

Eu vivo um caso de amor e (muito) ódio com o idioma, mas tirando a parte difícil de aprender uma língua completamente diferente e da maldita pressão que sofro, é enriquecedor ter essa chance, ser capaz de entender mais de um idioma. Então meninas, força na peruca e continuemos com isso, que uma hora a fluência chega!

10 comentários sobre “A Escola

  1. Ei Dan!
    Muito chique a sua escola🙂 Com um ambiente desses até dá mais vontade de estudar, né?🙂
    Não vejo a hora de começar a estudar, porém a minha escola será em Horten. Não tenho noção de como é lá.
    Um beijo grande e boa sorte nos estudos!🙂

    • Tenho certeza Dani que sua escola deve ser bacana também, as escolas aqui são mto bem estruturadas. Vai lá na escola conhecer e se informar mais sobre o começo das aulas, creio que vc comece em agosto, tomara que seu visto saia logo, assim vc já pode estudar. Bjs

  2. Que legal que a escola eh boa, estimula a pessoa a ir ao curso (mesmo que seja cansativo e muito chato as vezes ne).
    Ah, o på vei eh mesmo um livro muito importante, toda a base da gramatica esta la. A pessoa dominando este livro fica mais facil continuar com os outros. Eu estudei muito rapido na epoca que estava no på vei, e depois quando fui fazer a norsk prøve 3, ja tendo acabado o stein på stein, tive que voltar para o på vei e revisar toda a gramatica. Se eu nao tivesse feito isso, talvez nao tivesse passado no teste.
    Boa sorte no curso!
    Beijo

    • Pois é Carol, confesso que eu fico com receio de se tornar maçante rever o que já foi dado, porém, como é um novo livro espero que seja mais estimulante, pois mudaram bastante coisas tanto no livro novo qto no site onde tem os exercícios. Não quero nem pensar na NP3, me basta o terror da NP2..ehehe! Bjs querida

      • Eu tambem voltei pro På vei, eu mesma que pedi pra comecar do zero, tinha feito ate o capitulo 10 em 2006/2007, sai da escola e quando voltei em 2009 fiz um teste e me empurraram pro Stein på stein, fui na hora falar com a direcao e pedir pra comecar do zero, dei sorte do coordenador aceitar e adorei, faria o På vei de novo, digo, o nivel do På vei, mas sem comecar do comecinho, talvez a partir do capitulo 6, inclusive estou revisando o livro e refazendo os exercicios.
        Boa sorte nessa nova/velha fase.

      • Se é para fazer esse idioma entrar na minha cabeça que topo recomeçar, melhor do que passar a vida falando errado achando que estou abafando né? Comprei hoje os novos livros e vou encapar e já começar a lê-lo, essa parte eu gosto..🙂

Deixe um comentário

