I’m back

Oi pessoas, ando sumida né? Muita coisa para fazer e ainda fiquei doente… aí desanimei de ficar escrevendo.

Resumindo, finalmente comecei o bendito curso sobre a sociedade, leis e hábitos noruegueses. Aquelas 50 horas que a UDI exige para termos a permanência. Foi difícil nos dois primeiros dias, pois a mulher do emprego não quis me liberar do trabalho da manhã, com isso perdi 1 hora em cada dia. Mas aí a professora me deu uma carta assinada por ela, para ser entregue na empresa pois o curso é obrigatório, exigência da UDI.

Eu já havia mencionado isso quando pedi a semana livre, mas ela disse que não podia me dispensar. Fiquei puta, mas fazer o quê? Saía correndo do trabalho para ir ao curso. Expliquei na escola que me pressionou pelo outro lado, dizendo que eu tenho que fazer, pois foi a UDI que mandou e tem a ver com a minha permanência… um saco. Mas o problema se resolveu quando enviei a carta da professora e a carta que a escola me enviou confirmando minha vaga no curso, com os detalhes de dias e horários.

Então fiquei a vinterferie (uma semana de férias de inverno) toda fazendo o curso, tive a última quinta inteira na escola para mais 6 horas e meia e terei ainda nos dias 7 e 14 de março as duas últimas aulas desse curso. Não sei se terei que ir para mais duas horas (aquelas que eu perdi né..) no verão, mas pelo menos serão só duas horas.

Fora o estresse de estar na escola, num curso que seria em inglês, mas é dado 90% do tempo em norueguês, pois misturaram a turma dos que só falam inglês com os que não falam (eu não entendi a lógica disso), no fim da semana ainda levei um baita susto com um acidente que aconteceu na saída do curso.

Uma somaliana que vinha logo atrás de mim, no caminho para irmos pegar o bus foi atacada por um cachorro e foi um horror. Porque a dona do cachorro não prestou socorro e, apesar de ambas terem ido ao chão quando o cachorro mordeu a moça, a norueguesa simplesmente levantou, se ajeitou e continuou o passeio dela com o bicho. Tem noção disso???

Eu voltei para ajudar porque ela ficou caída no chão sozinha, a dona foi embora mesmo. Fiquei puta com a atitude dela. Podia ser medo, receio da reação da mulher, mas ela me viu voltando e podia ter esperado para falar, pedir ajuda. Sei lá..

A moça gritava, chorava.. e o sangue escorrendo no rosto.. eu não sabia o que fazer, se falava com o marido dela no telefone, se levantava ela. Por fim, disse a ele que falávamos mais tarde porque ela estava ferida e precisava de ajuda. Falei pra ela em norsk que voltaríamos para a escola e assim fizemos. E ela chorando e gritando na língua dela e xingando a norueguesa que continua passeando com o cachorro, xingou até uma vizinha que saiu para ver o que houve e nem tinha nada com isso. O pessoal da escola ajudou ela, falou com o marido e levaram a moça para o hospital.

Depois disso fiquei doente, mas continuo indo ao curso, vamos terminar logo, pois no fim do ano quero saber as news quando for renovar meu visto 🙂 Mas vou te contar… que curso chato da porra!!! Apesar de eu entender muito bem o que a professora fala em norsk e de vez em quando ela traduzir pro inglês, continuo achando um porre parte do curso. Mas por outro lado é ótimo para saber como funcionam as coisas aqui, entender como eles agem, pensam, vivem.

A professora é um doce, uma fofa, os colegas são, no geral, bacanas, conheci uma indiana, uma menina da Tanzânia e um cara da Bósnia que eu acho muito inteligentes. Alguns outros estudaram comigo antes, mas tem uma matraca na turma que afff…. a senhora sabe tudo, com aquele sotaque chato dela. Ai ai.. falta pouco Daniela, falta pouco.

Depois volto para contar do casamento da minha amiga ontem. Mesmo cansada, me despenquei toda linda para Fredrikstad para o casório da Luciana e Tore e foi muito bom estar com eles nesse momento, em breve posto fotos.

6 comentários sobre “I’m back

  1. Que absurdo essa historia do cachorro! que fdp!
    Aqui onde eu moro, mal mal tem curso de noruegues, entao fico com inveja quando leio de voces indo a cursos disso e daquilo! B)
    mas porque o curso e chato?

    • Acaba semana que vem… ainda tenho aula essa quinta feira e a próxima. 🙂 A parte mais chata para mim, sinceramente, foi a que fala sobre as crianças. Eu não tenho filhos aqui e, por isso, achei o assunto tãaaao longo.. afff. Vou me abster de comentar sobre as diferenças de culturas nesse quesito, mas acho que vc me entende né Lu?

  2. Dani,
    que horror essa história do cachorro!
    Segure firme que já vai acabar. Mesmo sendo chato, o curso é importante… então muita força pra você 🙂
    Bjs,
    Lu

Deixe um comentário

