Agora também somos casados no Brasil

Apesar da urgência que me trouxe, eu lembrei de colocar na mala a minha certidão de casamento em Português, feita na Embaixa de Oslo quando registrei o casamento lá. Chegando aqui, devido as muitas coisas para resolver e aos 90 dias de prazo para fazer a transcrição do casamento, eu deixei para mais tarde mesmo.

Fui até o CERD  (Central de Registro de Documentos) na Rua do Carmo, 57 loja A – Centro – Rio de Janeiro – Tel./Fax: (21) 3852-6641 – cerd@cerd-rj.com.br e fiz a transcrição, levando a original da certidão de casamento, paguei R$168,00. Ficou pronta em 24h, eu achava que ia receber outra certidão nos padrões daqui, mas eles só colocaram os carimbos e os selos do cartório validando o documento. Assim já posso dar entrada na nova identidade, essa aí nas fotos.

RG-FRENTE

RG-VERSO

 Agora oficialmente sou casada na Noruega e no Brasil. O título eu já transferi para Oslo e apesar de estar aqui nesse período de eleição, não posso votar. O prazo para pedir essa autorização acabou antes de eu chegar ao Brasil. Quero ver se vão encrencar com o hífen no meu sobrenome, pois aqui isso é incomum e eu tenho que ressaltar esse detalhe em alguns lugares que vou para atualizar meus dados, como os bancos.

Então para quem for registrar o casamento quando vier ao Brasil, o prazo é de até 90 dias a partir da data de entrada no Brasil, pode ser você ou seu marido. Para quem é de outra cidade, o bom é se informar no CERD se eles sabem informar o endereço da Central de Registro na sua cidade.

17 comentários sobre “Agora também somos casados no Brasil

  1. Muito obrigada mais uma vez! Continue sendo tão solícita! Que mesmo com fazes as vezes muito duras você seja surpreendida com doces, grandiosas e superiores alegrias. Bjim ;0)

  2. Você lembra quanto tempo você levou para ter a certidão de casamento em português em Oslo? Casei ano passado, mandei só ontem os documentos pelo correio para Oslo. Meu cartão de permanência este ano está com nome de casada e passaporte com nome de solteira como vamos dezembro para o Brasil não sei como comprar as passagens no nome de solteira ou casada, rs. Abraços

    • Se não me engano eles me entregaram no mesmo dia… o que demorou uma semana foi o novo passaporte, pois qdo registrei o casamento na Embaixada eu já solicitei o novo passaporte, tirei as impressões digitais e levei a foto. O passaporte foi enviado pelo correio. Na dúvida Dhaniella leve a certidão de casamento Norueguesa com vc na viagem e explique que está aguardando o novo passaporte. Mas como não demora, eu acho que vc pode pedir, na Embaixada do Brasil em Oslo, o novo passaporte de uma vez.

  3. Oi Daniela,
    Deixa eu tentar explicar meu caso e veja se você entende, pois todo mundo faz confusao.
    Me casei em janeiro/13 no consulado brasileiro da FRANÇA, e para a minha “alegria” e surpresa, meu casamento soh sera valido aqui, se primeiro eu valida-lo no Brasil. Rolo de leis francesas, como meu esposo esta em territorio francês e eh franco brasileiro, ele deveria ter casado nos cartorios daqui, e nao no consulado, mas até a data do casamento eram outras informacoes que nos haviam passado. Enfim, nosso casamento nao esta valido aqui na França, e também nao podemos ir ao Brasil para validar, nao no momento.
    Estou atras de advogados que com procuracao possam fazer isso. Dar entrada na transcricao do meu casamento no Brasil. Isso demora mesmo 3 meses?
    Obrigada
    Priscila

  4. Oi Nossa estou muito confusa com tudo isso eu andei pesquisando na internet sobre a transcricao de casamento no brasil e la pede varios documentos traducoes juramentadas um monte de coisa. eu moro nos estado unidos e meu marido e americano e quero fazer a transcricao do casamento no brasil sou de sao paulo mas nao sei o que eu devo fazer se alguem puder me ajudar agradeco.

  5. Daniela parabens pelo post, estou com varias duvidas em relacao a esse assunto. Inclusive ja vim no seu blog antes ler sobre esse mesmo assunto, tanto eu como marido mudamos o nome e depois do casamento. Vc acha que vou ter problema pra transcrever no BR.

    • Oi Aline, não terá não.. mas vc precisa registrar seu casamento na Embaixada do Brasil em Oslo e trazer essa certidão que eles te darão. Qdo vierem ao Brasil, vcs fazem a transcrição. Meu marido tb mudou o nome dele depois que casamos e deu tudo certo.

  6. Dicas muito legais a sua Dani. facilita para quem esta correndo atras destes detalhes também , e é bom que o casal seja casado em ambos os países para não ter problemas futuros =) bjs Renata
    Ps: Parabéns pelo post

  7. Essas coisas de validacão, reconhecimento e transcrição às vezes demoram, então foi bom que tenha saido bem rápido 😉
    Jura que a identidade agora é assim? Já está em circulação? Tô bege com minha falta de atualização :-0
    Abraços,
    Lu

  8. Que nada, use a data da entrada aqui pra comemorar tb! Presente, viagem e namorar em datas especiais sao sempre melhor! rs
    Qto ao bolo e docinhos, vamos ver… 😛

    • Não posso reclamar… são 3 meses seguidos ganhando presente. Primeiro o aniversário de casamento, depois o Natal e por fim meu aniversário. Para ficar mais perfeito, em fevereiro tem o dia dos namorados e o aniversário do marido. Tá bom né?

  9. Parabéns Sra. Santos-Hansen!! Agora voces tem duas datas de casamento pra comemorar! rs
    Fico feliz e inspirada vendo o amor de voces…. que Deus abençoe esse amor cada vez mais!

Deixe um comentário

