Mude a direção

Por Cheryl Richardson

“Todos nós temos aqueles dias em que a vida nos entrega uma frustração após outra, como se tivéssemos possuídos por algum tipo de força negativa que traz confusão até mesmo nas tarefas mais simples. Tenho certeza de que você sabe o que eu quero dizer. Você está atrasado para uma reunião quando a escola do seu filho telefona para dizer que o seu garotinho está doente. Você pega os seus documentos a caminho da porta, tropeça e deixa cair toda a papelada no estacionamento, se amaldiçoa e corre para o carro (e, é claro, você parece que não consegue colocar a chave na ignição, suficientemente rápido). Finalmente, no seu caminho para pegar o seu filho, você é parado por excesso de velocidade e percebe que deixou a sua carteira no escritório. Nesta altura, parece que você não pode fazer nada certo.

Algumas vezes o estado de pânico começa com algo pequeno, como um telefonema perturbador ou um e-mail que lhe aborrece. Em um momento tudo parece bem, e no seguinte, você sabe, o seu humor rapidamente tomou um rumo para o pior. Felizmente, há coisas que você pode fazer para mudar a sua direção mental. Quando você se perceber se sentindo aborrecido, tente uma das seguintes ações e veja o que acontece:

1 – Purifique o ar. Faça algo para mudar a sua energia. Tome um banho, mude as suas roupas, ou arrume o seu escritório. Se estiver em casa, passe um aspirador de pó na sala, abra uma janela, ou até mesmo mude os lençóis de sua cama. Enquanto você empreende estas simples ações, imagine-se removendo os bloqueios de energia que poderiam estar estimulando o ciclo ruim.

2 – Movimente-se. Uma das maneiras mais rápidas para mudar o seu estado mental é se levantar e movimentar o seu corpo. Por exemplo, quando estiver se sentindo sobrecarregado, resista à tentação de trabalhar ainda mais para se organizar. Em vez disto, dê uma rápida caminhada ou saia para um passeio de bicicleta. Quando fizer isto, você perceberá que o exercício melhora a sua habilidade de se concentrar, tornando-o mais capaz de enfrentar a sua situação mais tarde, ou com mais clareza e facilidade.

3 – Mude o seu pensamento. É verdade que os nossos pensamentos criam as nossas circunstâncias, então você vai querer mudar os seus pensamentos negativos para positivos, tão rapidamente quanto possa. Lembre-se de uma canção favorita de sua infância e comece a cantá-la em voz alta. Ou, você poderia escolher um livro inspirador, abrindo-o em alguma página e começando a lê-lo. Para algumas pessoas, tirar uma soneca pode ser o truque. Algumas vezes ajuda fechar os seus olhos por alguns instantes, para que assim você possa despertar se sentindo revigorado e lúcido..

4 – Coloque uma música. Não há nada que mude o meu humor mais rapidamente do que a música. Eu ainda me lembro dos dias quando me sentia presa ou ansiosa ao escrever “Reserve um tempo para a sua vida” e eu colocava “Os Reis do Mambo” e dançava ao redor do meu escritório. Os ritmos selvagens eram como uma oração secreta que sempre restaurava o meu poder criativo.

Finalmente, embora haja muitas coisas que você possa fazer para mudar um estado de espírito ruim temporário, algumas vezes precisamos honrar o fato de que um mau humor pode ser um indicador de algo mais profundo. Por exemplo, se você experienciou uma perda recente, você pode precisar ter um longo pranto. Ou se você se sente frustrado ou zangado em relação a um padrão negativo em uma relação importante, você poderia precisar se enfurecer e gritar, antes de se envolver em uma discussão com o seu ente querido. Assim como uma ferida que precisa de algum tempo para se curar, por vezes, os nossos humores são indicações de que o nosso coração precisa de espaço, descanso ou do apoio amoroso de alguém com quem se importe.

Aceite o desafio da ação.

Durante a próxima semana, observe quando você parecer preso em um ciclo negativo e use um dos itens acima para interrompê-lo. Seja corajoso e tente técnicas diferentes. Até o final da semana você deveria ter pelo menos cinco exemplos de coisas que poderá fazer para se conduzir da maneira certa!”

Anúncios