Norskprøve 2 e Internasjonal Dag!!

Faltando um mês para a prova oficial no curso de norueguês, o frio na barriga começa a surgir… Tenho estudado algumas coisas que estamos dando atualmente com o livro novo (que pega firme na conversação, leitura de texto e debater sobre os assuntos dados), mas a partir de hoje vou revisar a parte de gramática e verbos, para não fazer feio.

Minha professora é maravilhosa e isso é um estímulo e tanto para assisti as aulas. Confesso que não gosto quando a substituem, mas entendo que ela também adoece, também tem problemas e precisa se ausentar de vez em quando. Nesse caso eu prefiro ter aula com outra professora norueguesa, tivemos 2 aulas com uma moça russa e affff… eu achei chatíssima a aula por dois motivos: a rapidez e sotaque como ela falava e o método de aula diferente.

Claro que são pessoas diferentes, mas eu noto que os professores noruegueses tendem a seguir o mesmo método, imagino que quem é vikar (substituto), é preparada usando o mesmo método da escola… não?? Definitivamente, não são todas as pessoas que tem o dom de comunicar, ensinar, ineragir bem com o grupo. Mas de qualquer forma, eu gosto muito das aulas. Em agosto, se eu não estiver trabalhando ainda, quero voltar a ter aulas durante o dia. Duas vezes na semana para mim não estão sendo suficientes. Eu quero ter mais tempo para estudar e tirar dúvidas com os professores. Quem estudou durante o dia e troca para a noite, sabe o que eu falo.

Ainda sobre o curso de norueguês, dia 19 aconteceu o Internasjonal Dag e foi ótimo ir lá visitar e comer tanta coisa gostosa! Dessa vez fui como convidada, já que só os grupos que estudam durante o dia participam, mostrando um pouco da cultura de cada país.

Sim, comi feijoada, brigadeiro, bolo de milho, manjar, empadinhas de frango, tudo do Brasil. Mas visitei outras salas, provei de uns quitutes muito gostosos da Colombia, Tailândia, Filipinas, Somália, Iraque, Tunísia, Vietnam e Eritréia. Não deu para provar de todos os países em 2hs e meia, contando com a apresentação no início e a quantidade de visitantes, a comida em algumas salas acabou num instante. Pena…

Empadas de frango e bolo de milho

Vietnam food

Fora isso, terminamos de pintar a varanda!! Ficou bem bonita, toda branquinha. Depois vou fazer um post com fotos. Estamos plantando novas flores, temperos, tomates e agora só falta pintarmos o chão da varanda para ficar tudo ok e colocarmos as plantas nos seus lugares. Volto quando tiver tempo ou algo importante para postar.

Beijundas.

4 comentários sobre “Norskprøve 2 e Internasjonal Dag!!

  1. Obrigada Lu, a parte escrita eu ainda me viro bem, o problema é falar mais, mas esses dias tenho me forçado a ouvir diálogos e repeti-los até me sentir bem na pronúncia, tenho assistido uns vídeos que vc mesma postou outro dia no FB. 

    Mas vou começar a treinar com meu marido a conversação, na rua eu já me viro, como disse num outro post… o povo acha que eu sou daqui e desata a perguntar, falar comigo na rua, aí preciso responder em norueguês😛 Bjos

  2. Dani, boa sorte na prova, realmente a prova 2 eh facil, como você deve ter visto pelo simulado. A parte de conversacão tambem não eh dificil e pelo que dizem eles dão um bom desconto pra nossa pronuncia e erros gramaticais, aqui em Sandnes/Stavanger sempre aprovam mais de 90% na de conversacão, tanto na 2 como na 3, bom, pelo menos de 2009 a 2011 estava sendo assim, nao acho que esse numero tenha caido. Tranquilidade e paciência que tudo da certo nessa hora.
    Boa sorte!

  3. Meu Deus eu não posso acreditar q tudo isso acontece no seu curso. No meu as pessoas mal falam oi (o q tb tem 100% de culpa minha com a minha mania de ser antisocial e super nerd na sala de aula eheheheh). Nunca fiquei sabendo de nada disso acontecendo por aqui, enfim…Tb vou fazer a prova em maio, mas como sempre fiz o curso da noite só fiz tipo 180 horas total e não sei se estou bem preparada, mas é ralar o bucho agora nas revisoes e seja o  q Deus quiser. Boa Sorte ai na sua prova e eu fico aqui morrendo de inveja de vc q comeu empada e FEIJOADA (chorei) 
    Bjs Adriana

    • Ano passado teve também! No seu curso eles não fazem nada assim Adriana?? Onde vc estuda.. digo em que cidade?

      Meus amigos que já fizeram a prova dizem que é fácil, tranquilo… minha professora também diz que estamos bem preparados, mas ainda dá medo de encarar a prova. Pq nessa vai rolar conversação e aí é que eu me sinto insegura, mas leitura, gramática e escrever é comigo mesma🙂 Eu já devo ter mais do que 300h, falta agora as 50h da outra matéria, se posso chamar assim. É um período em que aprendemos sobre a cultura e leis norueguesas. Aprendemos mais sobre a sociedade em si.

      Obrigada plos desejos de boa sorte, é estudar, estudar, estudar e fazer a prova. Com certeza quem se dedica aprende bem e consegue ter boa pontuação. Boa sorte pra vc tb!

Deixe um comentário

