Mais perto da Norsk Prøve 2

Essa semana estamos de “férias”, uma semana em casa aproveitando o vinterferie (Férias de inverno). Coincidência é quando acontece o carnaval no Brasil, mas aqui não tem carnaval, mesmo meu marido dizendo que tem uma “espécie” de carnaval.. eu nunca vi nada que se iguale. O 17 de maio (dia da Constituição) para mim é mais como o nosso 7 de setembro, com desfile dos milatares e escolas. Aqui as escolas, com suas bandas e alguns outros grupos, apresentam-se numa parada bem colorida e animada.

Semana passada fiz mais um teste no curso de norueguês. Seria um mais próximo do que veremos na NP2, eu achei que ia me enrolar e não entender nada. Mas sai de lá com uma sensação boa, agora é esperar o resultado dia 28, após o vinterferie. Por incrível que pareça achei o listening (Lytt) bem mais fácil que nos outros testes e respondi a todas as perguntas, uma eu não devo ter acertado, foi bem rápido e escrevi o que entendi.

Eu ainda não domino a escrita, entendo o que leio, mas quando preciso escrever, me enrolo com os verbos, pronomes e afins.. mas, como disse, ainda assim achei fácil o teste, respondi todas as questões. Daqui até fim de maio, início de junho (ainda não sabemos a data do teste oficial Norsk Prøve 2) vou estudar e repetir tudo que foi dado. Minha professora sempre fala para reescrevermos os textos dados na aula, ouvi-los até enjoar, reescrever os que fizemos e ela corrigiu, para irmos nos habituando com as regras da gramática norueguesa. E ela tem razão!

Dia 28 nos reuniremos para saber o resultado, comer bolo e tomar café e chá.. eu me ofereci para fazer um dos bolos🙂 Prometo uma foto da minha nova turma.

10 comentários sobre “Mais perto da Norsk Prøve 2

  1. ja viu funcionario da comuna perder o emprego? ai… nada pessoal com o cara mas era meu sonho que ele perdesse o emprego dele…😦 pobre alma, faz parte dos um por cento de pessoas que conseguem ser infelizes com seus empregos na noruega. que lixo ne? porque que ele nao vai procurar outra coisa pra fazer? ta insatisfeito vai fazer outra coisa po!

    • @glenda, O chato não é ele ser infeliz no emprego, ser um professor ruim… o chato é a gente cair na sala de um desses! Difícil ele perder o emprego, mesmo que a turma inteira peça para mudar de turma, a escola sempre manterá alunos para ele. Mas Glenda, qdo vc mudar de nível ou se mudar de turno, o professor muda. Em que cidade vc vive?

      • @Daniela Pedrinha, ihn.. nao sei porque achava que voce era de trondheim, por isso disse que morava do outro lado do fjord!!!
        eu moro num vilarejo chamado leksvik do outro lado do fjord de trondheim. aqui tem UM professor, e nenhuma divisao de niveis, nenhum tipo de prova, nenhum tipo de teste, os imigrantes vao pra casinha onde deveriam acontecer as aulas de noruegues mas na verdade o professor se ausenta 300 vezes no dia (dirigir os filhos para aqui ou acola, comprar pao…enfim, qualquer desculpa esfarrapada pra dar um role pois acho que na verdade nem ele mesmo aguenta ver o servico porco que ele faz) enfim… nao ha esperanca de mudanca de professor em outro nivel pois nao ha outro nivel. nem outro professor. minha vila e uma piada. nao sei como resolver isso pois ao nao parender noruegues simplesmente nao posso fazer NADA. estou me sentindo pessima, desculpe o azedume, mas e uma situacao muito ruim. nunca esperei isso da noruega. muito ruim o nivel da coisa. muito ruim mesmo.

      • @glenda, Que absurdo isso… reclama na komune! Pede pra ir fazer o curso em otura cidade, eles não podem se queixar de quem não tem interesse em aprender o idioma né? Mas como precisamos disso, é seu direito aprender direito. Não tem outra escola em outra cidade próxima??

  2. poxa, que legal que voce tem uma professora que te desafia e estimula. moro numa vilinha do outro lado do fjord, em nord trondelag e meu professor e um mane que nao faz meleca nenhuma, mesmo se eu estudo sozinha ele nao tem saco de corrigir comigo. uma grande bosta. Parabens pela prova!!!

  3. Bom, vou ser sincera, meu norueguês não eh bom, não acho nem razoavel, mas fiz a prova 3 e passei.
    A prova 2 eh facil, se concentre em redacoes bobinhas mesmo, bem a nivel do På Vei, sem se estender muito com palavras dificeis, coisa direta.
    Ja a parte de audio, nos simulados da 2 e da 3 eu sempre fiz mais de 95%, ja no dia da prova foi dureza pois era muita gente num mesmo ambiente e qualquer respirar mais profundo atrapalha, entäo meu conselho eh que você tente se concentrar ao maximo, ate antes da prova comecar, sente, relaxe e ja va apurando os ouvidos, porque o que atrapalha nao eh a gente nao entender, sao os ruidos dos nossos colegas.
    Voce passa sim. Depois eh ir pra prova 3 com tranquilidade.

    Beijo

    • @Luciana, Meu terror é a hora de falar Lu.. eu vou ter que treinar isso antes, para não me enrolar.. espero que isso se resolva logo, não aguento mais essa vida de faxineira na Noruega. Eu sei que é um trabalho digno, mtas pessoas trabalham assim a vida toda. Mas eu nunca fiz isso no BR e me sinto rebaixada e pouco valorizada. Enfim, ou é isso ou o inferno volta por não ter grana. Bjos

Deixe um comentário

