Ticker no Facebook

Constantemente vejo meus amigos e conhecidos reclamando do Ticker (mural de Novidades para quem usa em Português), de que não querem que apareça nesse mural no Feeds (Página Inicial) os comentários e Likes. O Facebook mudou bastante e isso incluí o controle de privacidade. No começo eu estranhei, mas depois aprendi a usar e assim é interessante.

Deixa eu explicar uma coisa: desde a mudança em setembro, quando foi anunciada a Timeline (Linha do Tempo), a configuração de privacidade mudou também. Ficou mais ampla e eu gostei muito disso. As pessoas podem  ler o que você posta como Público (Post, fotos, álbuns) mesmo que não estejam na sua lista de contatos. Se você não quer que estranhos leiam nada, vejam nada, nunca escreva um post ou compartilhe algo como PÚBLICO no seu perfil.

A minha opção de privacidade é para AMIGOS, esses tem acesso total às minhas fotos, vídeos, comentários, posts, etc. Porém, algumas coisas eu deixo aberto, poucos álbuns de fotos, alguns links interessantes que posto na minha Timeline, vídeos, frases engraçadas por exemplo. Posso mudar a configuração disso diretamente quando escrevo o post, quando publico um link ou crio um álbum de fotos e isso não altera a minha configuração geral, que continua sendo somente para amigos. Quem está na minha lista como Restrito vê meu perfil da mesma forma que os que não estão na minha lista vêem.

Voltando ao Ticker, a questão é que muitos estão preocupados em ter seus comentários e Likes sendo exibidos no Ticker, o mural à direita em Home Feeds (Página Inicial). No HELP do Facebook diz que comentários e likes que aparecem no Ticker são vistos por todos que tem acesso ao post original.

Explico: Se eu publicar uma foto num álbum onde somente minha família e você tem acesso, clicando em Like ou comentando nessa foto, todos que podem ver esse álbum (minha família), verão também o seu comentário/like e isso aparecerá no Ticker para eles, para mim e para você. Se eu comento em algum post, link, vídeo seu, o mesmo acontece comigo. Dependendo da sua configuração de privacidade para o item, o que eu comentei será mostrado para quem tem acesso ao post, foto etc. Se estiver como Público, (ferrou!) TODOS no FB verão isso.

O Facebook é bem claro sobre isso:

Quem pode ver históricos sobre meus comentários e o que eu curto no recurso Novidades?
Para controlar os históricos sobre suas atividades de comentários em Novidades e no Feed de notícias, verifique sempre quem pode ver a privacidade das publicações sobre as quais está comentando. Saiba mais sobre privacidade de compartilhamento. Se você não se sentir à vontade com quem vê a publicação, não comente sobre ela nem clique em curtir sob ela. Se fizer isso, um histórico sobre sua atividade poderá aparecer no Facebook, incluindo em sua linha do tempo (perfil), em Feed de notícias e em Novidades.

Lembre-se de que seus comentários e o que você curte ficam visíveis somente para as pessoas que podem ver a publicação original. Por exemplo, você pode comentar sobre uma foto que um parente seu publicou somente para a família. Um amigo seu que não pode ver a foto não verá um histórico em Novidades sobre seu comentário.

Observe que cancelar a inscrição para ver comentários e o que um amigo curte em seu Feed de notícias não tem influência sobre o fato de seus amigos verem quando você faz comentários ou curte suas publicações.

Podem ler mais no link do Help do site. Leiam também sobre como funciona o Compartilhamento no site. E por favor, parem de mandar as pessoas acessarem o seu perfil e DESMARCAREM a opção Comments/Likes do Subscribe no seu perfil, porque isso não muda o que aparece no bendito Ticker. Isso só faz os seus amigos pararem de receber atualizações sobre o que VOCÊ escreveu no SEU PERFIL.

Fui orientar uma moça sobre isso e acho que ela não gostou muito, porque ela “tinha certeza” que bastava nos fazer unsubscribe o comments and likes no perfil dela e isso não apareceria mais no Ticker. Eu ri e não fiz o que ela pediu, obviamente.. Leiam mais, se informem. Quando algo começa a aparecer estranho para mim, vou atrás das informações no Help e se não achar mando email, fuço nos fóruns. Enfim.. eu tento saber a razão daquilo e se posso mudar.

O mesmo vale para quem tem adiciona malas sem alça, amigos da onça, fofoqueiros de plantão e todo o tipo de curiosos, vampiros emocionais e etc e depois ficam se queixando que “esse alguém” a julga mal, fala porcaria ou faz comentários maldosos e desagradáveis. Seja seletivo e não adicione essas pessoas. E, se for inevitável, adicione o mala, mas restrinja o acesso dele ao que você escreve, publica, você tem essa opção! Tem uns que depois de um tempo, só merecem mesmo O BLOCK! Só assim para deixar de existir para o sujeito na rede social.

Se precisarem de ajuda, me escrevam dani@donapedrinha.com , eu adoro ajudar, ensinar o que sei, aprendi, descobri.

Beijundas

Deixe um comentário

