Doem sangue!

Oi amigos, quando eu vivia no Brasil sempre que podia, doava sangue. Isso começou quando trabalhei na UERJ e um grupo do banco de sangue do Hospital Pedro Ernesto foi até a universidade com a campanha de doação de sangue, pois eles sempre precisam. Depois disso doei para parentes de amigos  ou família que estavam hospitalizados e por fim, criei o hábito de doar periodicamente no HEMORIO.

Não é esse bicho de sete cabeças que pintam, não causa uma dor insuportável, vamos ser valentes né pessoal.. medo de uma agulha?? Dói/incomoda um pouquinho a picada, não vou mentir, mas depois você não sente dor. Eu doei por uns 5 anos pelo menos, a última vez foi em junho de 2010, antes de eu mudar para a Noruega. Aqui ainda não doei, vou me informar como funciona isso na minha cidade.

O que eu quero pedir à vocês que estão no Rio de Janeiro é: vão até o HEMORIO doar sangue, depois dessa tragédia com os prédios que desabaram no centro da cidade e com o carnaval chegando… os hospitais precisarão de um estoque maior de sangue. Sem falar nas pessoas que fazem tratamentos e precisam disso constantemente. Torne isso um hábito na sua vida.

Como doar

Há 03 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga.

Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa – a triagem clínica.
2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.
4- Lanche – após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

TODAS AS PESSOAS PODEM DOAR SANGUE ?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Febre – acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 72 horas
– Tatuagem: 01 ano sem doar
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

ONDE DOAR

O HEMORIO fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: de segunda à domingo, de 7 às 18 horas, inclusive feriados.

Lei mais informações no site http://www.hemorio.rj.gov.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s