A escuridão no inverno

Antes de eu vir para a Noruega meu marido me falou sobre várias coisas novas que eu experimentaria e que ele temia que pesassem muito e me deixassem em depressão ou me fizessem querer voltar para o Brasil correndo. Além do frio, ele temia que eu me sentisse mal com a escuridão nesse período.

Claro que isso é uma experiência pessoal, eu ouço reclamações de noruegueses (de brasileiros então nem se fala), sobre como é ruim esse período com menos luz solar. Mas, por incrível que pareça, isso foi o menor dos problemas para mim.  Mesmo acostumada a viver num país quente e sempre muito iluminado pelo sol, eu ainda não sinto essa coisa ruim sobre a escuridão do inverno nórdico.

Não me joguem pedras e nem achem que sou metida, não estou me gabando. Eu só estou dizendo que, o dia aqui em Tønsberg começar a clarear às nove da manhã e o entardecer chegar a partir das três e meia, quatro horas não me causa mal estar. Eu estranho mais os dias muito longos, com o sol nos banhando com sua luz até nove e meia da noite ou mais. No Brasil o máximo era até oito da noite.

Agradeço por viver mais ao sul, porque tenho amigas que vivem no meio da Noruega e bem ao norte, lá sim deve ser o Ó essa questão de muita luz/pouca luz. Elas sempre me dizem isso..ehehe. Vamos entender por quê ocorre essas mudanças.

Em 21 de Junho há uma mudança na posição do planeta, chamada Solstício de Inverno (no hemisfério sul, onde está o Brasil) e Solstício de Verão (aqui no hemisfério norte).

Quando isso acontece, a Noruega fica numa posição em relação ao sol, que faz com que ao longo dos meses tenhamos dias mais longos. Isso acontece no começo do verão e vamos tendo dias longos até setembro, quando acontece o Equinócio, momento em que os dias e noites tem a mesma duração de horas.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte (Noruega) e do outono no hemisfério sul (Brasil). Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

Em outubro começamos a ter dias mais curtos, nada que se note demais. Porém em dezembro temos dias bem curtos e no dia 21 de dezembro, o planeta muda novamente de posição e entramos no Solstício de Inverno aqui na Noruega. Os dias começam a ter alguns poucos minutos a mais de luz solar a cada dia que passa. Tanto é assim, que em fevereiro, apesar de ainda ser inverno, o entardecer acontece mais tarde do que em dezembro. Para quem chegou aqui há pouco tempo, procurem observar isso. Os dias ainda serão mais escuros, mas é possível notar que o entardecer acontece depois das 16hs/17hs.

Estou falando da minha região, ok? No norte da Noruega eu sei que de novembro até fevereiro a noite dura paraticamente 24hs.

Dia 21 de Dezembro oficialmente começa o verão no Brasil e, mesmo que não acontecesse o bendito horário de verão por lá, os dias são um pouquinho mais longos. A gente atribui isso ao horário de verão, mas não é somente por isso. É especialmente por causa da posição planetária nesse período. Reparem que lá no Brasil o inverno tem dias mais escuros também e nesse período não há mudança no horário normal. Entardece mais cedo, há dias em que cinco e meia da tarde já está escuro. Sem falar que chove bastante no inverno brasileiro.

Claro que a posição da Noruega em relação ao sol é diferente do Brasil e, fazendo parte do Círculo Polar Ártico, é mais frio, por isso o verão aqui não tem aquele calorão tropical. E o Brasil é cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador, o que faz com que tenha um clima tropical.

Então, se você vem para a Noruega, esteja ciente desse fenômeno. Apesar de tudo, eu acho que é possível se adaptar. Aprendemos a nos proteger do frio, a conviver com baixas temperaturas, com pouco sol.. e isso faz parte do pacote “adaptação”. Em vez de só olhar o lado ruim desse período, pense que em outras regiões do mundo, apesar de mais quente, as pessoas não tem o espetáculo do Sol da Meia Noite e nem da Aurora Boreal, que eu ainda não vi. Meu sonho é ver a Aurora Boreal.🙂

Fontes de pesquisa: Wikpédia

Solstício, Equinócio

12 comentários sobre “A escuridão no inverno

  1. Olá, q curioso, este site ( ou será 1 blog, me desculpem a ignorãncia ! … ) . É possível se comunicar em outros idiomas ? Estou meio sem entender bem como fuciona este curioso site. Obg. Thanks!

  2. Aqui nem eh assim tão escuro como no Norte, mas essa escuridão me incomoda, eu nao gosto nao. O pior eh ter que sair de casa de manha no escuro, mas a gente acaba se acostumando.
    Beijo

  3. Obrigada pela aula de geografia! rsrs
    Já tinha estudado isso mas não lembrava… Olha eu também não tenho problema nem com o frio e nem com a escuridão. Não sei se no futuro terei, espero que continue assim! Pra mim o que mais pesa é a falta de vida social como tinha no Brasil, e amigos queridos de muitos anos. O resto eu tiro de letra… Ah, tem também a língua, que é a pedrinha no meu sapato! rsrs bjs

    • Pois é Marcela, eu tinha esquecido desse detalhe.. a vida social aqui é mto diferente da nossa no Brasil e o idioma não ajuda em nada a melhorar isso..hehe.

      Acho tão engraçado, até infantil e ingênuo, algumas pessoas que pensam que vão chegar aqui e num estalar de dedos estarão falando a língua. Qdo era eu nessa situação ouvi de uma grande amiga que levaria pelo menos UM ANO para eu não me sentir tão por fora das coisas, para começar a me familiarizar com o idioma.

      Claro que tem aqueles que tem mais facilidade em aprender o norueguês, mas eu ainda desconfio e mto desses que se dizem super hiper dominando a língua. Eu ouço um bocado de besteiras..hehe. Bjos

  4. Oi Dani, andei por fora dos blogs mas voltei…. Adorei o post… Aqui no norte do fim do mundo…como amo chamar e muito escuro, o mes passado nao tivemos nadinha de luz, nem uma horinha que fosse…. Eu estou escrevendo sobre isso e postarei no futuro la no bloguinho…
    Mas sabe que nem me dei conta dessa mudanca… Eu senti muito sono no inicio…Porque imagine, vc olhar da janela e nao ver nadinha de luz??
    Mas faz parte… no verao Deus nos recompensa com um verao inteirinho sem nem uma hora de escuridao….

    Beijos e to na area de novo!!!

  5. Dani, como vc sabe moro aqui no Norte e esse escurao todo pra mim foi novidade rss mas nada que eu pule da janela de cabeca, rss até por que se eu pular a neve fofinha me apara, rss tenho curtido o meu primeiro inverno rss vamos vê o proximo né amiga? bjs

  6. no meu primeiro inverno noruegues fiquei um pouco mais triste, e precisei das vitaminas.. mas sou como voce… achei muito pior a sensacao do verao com o sol o tempo inteiro…
    eu tive que comprar um blider pra a minha janela e fechar numa hora razoavel pra fazer meu corpo dormir porque fiquei 1 semana sem conseguir dormir direito no meu primeiro verao…

    como vc falou, é bom estar mais no sul…🙂

    beijos e bom finalzinho de inverno…
    Mercia

    • Verdade Mercia, eu agora não sinto mais aquele cansaço e moleza para fazer as coisas pq tomo vitaminas todos os dias. Mas pedi para me enviarem do Brasil, não achei nada parecido aqui e, cá entre nós, não acho que as que encontrei sejam suficientes para mim.

      Para mim o grande vilão do inverno não é a neve, o frio abaixo de zero ou a escuridão.. o vilão é o gelo no chão. Detesto! Só gosto qdo vou patinar🙂

      O inverno só acaba em março, tenho é tempo para curti-lo ainda..hehe. Bjos

Deixe um comentário

