Novo Passaporte

Enfim dei entrada no pedido para o novo passaporte, vocês lembram quando falei disso no post sobre Registro de Casamento na Embaixada do Brasil em Oslo? Pois bem, só agora pude voltar para assinar o livro de registro de casamento (na verdade não é um livro, mas um documento que “atesta” o registro dessas informações na Embaixada), pegar o documento brasileiro da nossa união e dar entrada no novo passaporte.

Antes de ir a Oslo, tentei imprimir a guia de solicitação do passaporte, coincidentemente a parte de solicitação do passaporte no site do MRE (Ministério de Relações Exteriores) estava fora do ar. Como não dava para eu esperar, fui assim mesmo. Imaginei que eles pudessem fazer isso por lá. Dito e feito.

Cheguei e informei o motivo da minha presença, li o rascunho do documento, confirmei que as informações estavam corretas e enquanto eles preparavam a certidão de casamento, fui preencher os dados para o novo passaporte no computador da Embaixada. Feito isso, assinei finalmente o documento que mencionei sobre nossa união perante o meu país, eles me entregaram a certidão de casamento, que preciso levar no 1° Ofício de Registro Civil no Rio de Janeiro quando eu for ao Brasil para transcrever.

Paguei o valor de 640,00 coroas norueguesas pelo novo passaporte e foram colhidas minhas impressões digitais. Somente dos polegares e indicadores dessa vez. Recolheram meu atual passaporte e não sei se ele será devolvido, espero que sim, pois o meu primeiro visto consta nesse passaporte. Em dezembro vou renovar pela segunda vez e espero que dê tudo certo. Preenchi o envelope com o meu endereço para devolução, paguei 85,00 coroas para que seja enviado e dia 17 de outubro recebo o passaporte novo em casa.

A ida a Oslo foi premiada com um encontro com a Cecília, uma pessoa muito querida que eu queria conhecer há um tempo já. Nos encontramos no Vigeland Park e de lá fomos fazer um lanche, conversamos bastante e foi tão bom, tão gratificante falar com ela ao vivo. É bom encontrar pessoas que admiramos e ver que, de perto, são ainda mais especiais.

Voltei correndo para Tønsberg, rezando para não pegar engarrafamento… mas não teve jeito. Cheguei atrasada 15 minutos para minha aula, mas fui assim mesmo, não gosto de faltar e como a nova turma é divertida, me sinto mais leve e menos tensa para falar o norueguês. Essa semana não teremos aula por causa da Høstferie. Segundo meu marido, há muitos anos essa era a época em que as pessoas se reuniam para colher as batatas restantes nas plantações antes do início do inverno. Claro que depois esse hábito/tradição mudou e se tornou somente férias de outono.

Segue a foto da certidão de casamento, para quem estiver curioso em saber como é esse documento feito aqui na Embaixada Brasileira na Noruega.

4 comentários sobre “Novo Passaporte

  1. Que legal Dani, eu dei entrada no processo do meu casamento ontem, na proxima vez que vir a Oslo é mais do quem bem vinda aqui em casa viu, adoraria te conhecer. Pode deixar que preparo algo especialmente pra você 😉

  2. Ai que legal! Na Noruega e muito mais facil resolver isso! Aqui no Brasil e tanta burocracia que nem sei por onde começo! Na verdade terei que consularizar minha certidão e pagar ao despachante, o mesmo que consularizou as certidões que precisava para o meu casamento. E ai começa a saga para trocar o nome de solteira, e pedir novo passaporte, porque além de muita burocracia aqui no Brasil, eu tenho o problema de estar mais tempo em Luanda, então o que me foi informado pelo despachante e que preciso solicitar o visto por exemplo em Luanda, ja que “moro” lá… Oh vida complicada! Bjs.

    • Sim Carol, o ideal é vc solicitar onde vc fica mais tempo, pois uma vez feito isso vc não pode sair do país até que o visto chegue. Não sei como é isso em Luanda, no Brasil e aqui na Noruega seria assim. Informe-se no consulado da Noruega em Angola.

      Aconselho vc a não mudar o nome ainda, espere estar aqui… vai ser mais fácil e mais rápido. Até pq vc precisa do número pessoal para poder mudar de nome e não sei como vc faria de Luanda para solicitar o Fødselnummer. Outra questão para vc perguntar no Consulado Norueguês 🙂 Bjos

Deixe um comentário

