O novo Facebook

Oi pessoas,

Andei sumida desde o casamento do sobrinho porque estava ocupada resolvendo quando voltaria às aulas de norueguês, trabalhando e também administrando umas coisas pessoais. Mas o top subject que tomou meu tempo e pensamentos foram mesmo as mudanças no Facebook.

Desde o dia 22 de setembro muita coisa mudou no perfil e eu estava lá antenada, lendo e me informando para acompanhar. Pela primeira vez posso dizer que  fiquei muito feliz e empolgada com tantas mudanças. Ao contrário de muitos amigos que estão odiando a nova versão do FB. Eu estava pensando em fazer um post sobre elas, mas é tanta coisa que vou me enrolar para falar.

Realmente me identifiquei com o layout, a maneira como navegamos no site a partir de então, o conceito do uso de uma rede social e como isso afeta minha vida na rede. Se antes tinhamos como criar listas/ grupos onde compartilhávamos o que queríamos e restringiamos algumas coisas para determinados grupos de pessoas (sempre tem um quase desconhecido na nossa lista), agora a coisa ficou realmente perfeita!

O próprio FB criou listas automaticamente, no meu caso Family, , Close Friends, Acquaintances (Conhecidos), duas listas com o grupo de amigos das duas últimas empresas onde trabalhei no Brasil Apsa e CIPA, Tønsberg Area (cidade onde eu resido na Noruega) e a melhor de todas Restricted. Eu criei mais duas para poder classificar os amigos que não se encaixavam em nenhuma dessas listas.

Por que melhor de todas? Antes eu havia criado uma lista para esse grupo de pessos que me adicionaram em algum momento, mas que não tenho muito contato, ou me adicionou por causa do City Ville por exemplo, mas tinha que ir em cada álbum de fotos para restringir para esse determinado grupo. E não podia restringi-los de ler e escrever na minha wall, ou bloqueava a wall para todos os amigos ou deixava aberto para quem estava na minha lista de amigos, independente do grupo. Funcionava, mas dava um trabalho chato para caramba. Agora não, basta colocar em Restricted e somente o que eu postar como público (álbuns, posts, vídeos etc) é que essas pessoas vêem, sem falar que eles não podem escrever na minha wall.

Como agora temos a opção “Subscribe” para os perfis, que significa que pessoas que não estão na minha lista de contatos podem “assinar” meu conteúdo público e ler tudo o que eu colocar ali. Alguns só assinam para continuar vendo as atualizações, mas tem outros que também me adicionam como amiga, talvez na tentativa de ver algo mais. Gostei desse recurso, pois me dá opção de manter privado o que não quero compartilhar com um desconhecido que acabou de me adicionar. Isso eu posso mudar no futuro se quiser.

Podemos ouvir música também no FB, ouvir música que os amigos estão ouvindo ou ter acesso a lista do que eles ouvem com frequência. Achei isso muito bom também. O serviço acontece em parceria com o Spotify, alguns amigos e meu filho já usavam esse programa para ouvir música online, álbuns novos dos seus artistas preferidos e tals. Em breve poderemos ler livros e ver filmes também e aí eu te pergunto… Google+ ainda pode “bater” o FB e se tornar a rede social mais usada no mundo? Not.

Para mim o melhor dessa mudança toda foi a TIMELINE. Estava esperando o próprio FB liberar isso nos perfis, mas por enquanto isso só estava disponível para os desenvolvedores. Para nós rola uma espera, mas podemos ativar o recurso nós mesmos e foi isso que eu fiz hoje. Para quem quiser habilitar a sua, basta ler essa reportagem e configurar na sua conta do FB.

Algumas fotos do novo perfil e da minha Timeline.

Novo Layout do Perfil

Navegando na Timeline

Resumo dos meses que você quiser ver

Edição do perfil, também traz uma timeline . Clicando no menu ao lado você pode ver o que fez ao longo dos meses e anos anteriores.

Música no FB.

Para ativar o recurso ouvir música no FB, instalem o Spotify. Clicando no menu à esquerda na Home Feeds uma janela se abre e aí é só seguir as instruções. Dêem uma olhada nos vídeos que foram divulgados, explicando tudo sobre o novo Facebook:  f8 Live – Apps e também o f8 2011 Keynote.

Update!! Nesse link vocês podem ver mais sobre a Timeline.

Enjoy it!

2 comentários sobre “O novo Facebook

Deixe um comentário

