Reciclagem

Aqui na Noruega há uma conscientização maior em termos de reciclagem, diferente do Brasil, as pessoas não jogam no lixo garrafas ou latas de refrigerante, cerveja e energéticos como o RedBull por exemplo. Para cada item desses existe um valor de retorno.  Nos supermercados existem máquinas para reciclagem desses recipientes e com o valor que você tem de volta, pode trocar por dinheiro  ou ter um desconto no valor sobre os produtos que comprar neste supermercado.

Então aqui quando saímos e bebemos refrigerante ou algo que vem nesses recipientes retornáveis, não jogamos nas lixeiras. Trazemos conosco e colocamos junto com as demais garrafas e latas que vamos acumulando para reciclar. Como vêem na foto, alguns recipientes trazem o valor que você terá de volta já impresso no rótulo.

15 comentários sobre “Reciclagem

  1. Achei mto bacana essa idéia, seja conscientização, ou por dinheiro, mas é uma ideia boa pra todos e para o planeta inclusive! Quem sabe um dia isso chegue aqui no Brasil, heim?

    Bjo pra ti, Dani! Aliás, tá lindo aqui o site, adorei!

  2. Eu acho isso bem bacana, e acho que mesmo tendo o incentivo do dinheiro ainda é válido e parte muito das pessoas.
    Aqui no Brasil existem muitas cooperativas que reciclam o lixo, trabalham com isso e até ajudam muitas comunidades e pessoas carentes com este serviço. Existem muitas garrafas retornáveis e na maioria das cidades já existe a coleta seletiva. Assim como as pessoas já poderiam muito bem deixar de usar de uma vez por todas as sacolas plásticas. É tudo uma questão de consciência e educação.
    Se aqui as pessoas também quiserem juntar as latinhas em casa, por exemplo, e depois vendê-las, elas podem. Vai do interesse da pessoa em pesquisar sobre o assunto, o que aqui né? Não acontece. As pessoas acham que o governo tem que resolver exatamente tudo e se eles não fazem, a população também não e ai ficamos assim como estamos.
    Uia, desabafei!
    Eu odeio quem joga lixo na rua, tenho vontade de pegar e jogar na cabeça do infeliz! hehehehehehehe
    Beijos

    • Eu fazia a separação do lixo, mas quando colocava na lixeira do prédio, o responsável por colocar o lixo na rua misturava e se não era ele, o próprio lixeiro jogava tudo junto no caminhão.

      Nunca encontrei um lugar onde pudesse levar essas garrafas pet por exemplo e receber algo de volta. Em Curitiba isso acontecia, tinha o dia certo do lixo reciclável ser recolhido e do lixo orgânico. Normalmente os catadores de papelão e garrafas plásticas vinham antes para recolher o que fosse rentável para eles.

      Aqui tb existe o dia dos caminhões passarem, mas temos as 4 lixeiras separadas para papel, latas e vidros não recicláveis, lixo orgânico e demais lixos (coisas que usamos no banheiro por exemplo). Embalagens plásticas colocamos numa sacola plástica bem grandona e deixamos do lado das lixeiras.

      Se cada um fizesse um pouco, seria mais fácil manter a ordem e mudar essa coisa do uso das sacolas plásticas. Aqui ainda se usa, mas vc paga por elas.. nós em casa usamos sacolas de tecido que são ótimas e depois é só dobrar e guardar para usar de novo e de novo..🙂

  3. Dani,
    Sempre achei isso bem bacana… mas nao é bem conscientizacao dos noruegueses, é dinheiro mesmo…
    Mesmo assim eu aprovo esse tipo de coisas… voce paga mais porque paga pela garrafa, se devolve a garrafa pra reciclar, recebe o dinheiro de volta… senao, ja pagou por ela!

    Se nao fazem de outro jeito, pelo menos pelo menos que facam pelo dinheiro…

    beijos
    Mercia

    • Não deixa de ser algo bom para o planeta, aqui eu vejo muito menos lixo nas ruas, muito menos garrafas e latas nas lixeiras.

      E no final vc acaba se condicionando a fazer a reciclagem. A cuidar do que vc joga fora.. Ok não são todos, tem uns porcos por aqui também, que não se importam nem um pouco como cuidar do lixo. Nem tudo é perfeito.. Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s