Registro do casamento na Embaixada Brasileira

Olá pessoas,

Ontem fui registrar nosso casamento na Embaixada Brasileira, quero que seja válido no Brasil também e que meus documentos lá e o passaporte estejam ok com o meu nome de casada. Sempre rola uma expectativa quando se fala em ir à Embaixada, uns dizem que demora muito o atendimento, outros dizem que tem uma fila quilométrica. Não sei se demos sorte ou se o que me disseram é mentira…

Chegamos lá às 10h e na minha frente tinham duas pessoas, peguei a senha e aguardei me chamarem. Fui resolver quatro coisas de uma vez, pensei logo que ia demorar horas, mas para minha surpresa foi rápido. Fui registrar o casamento, pedir transferência do meu título de eleitor, nova via do passaporte e fazer a matrícula consular. Uma coisa está ligada à outra, ao registrar meu casamento, preciso de novo passaporte e para isso eu precisei regularizar minha situação perante a Justiça Eleitoral. A matrícula consular é importante porque passamos a ter registrada a firma na Embaixada (como nos cartórios do Brasil), o que facilita o reconhcimento da nossa assinatura caso tenhamos que enviar algum documento ao Brasil. É necessário também uma foto 3×4. Para ler mais informações clique aqui.

A transferência dos títulos de eleitor tinha que ser feita até Maio/2010 na Embaixada em Oslo, mas eu ainda estava no Brasil. Vim em Agosto e as Eleições Presidenciais ocorreram em Outubro, então não pude votar. Resolvi essa parte preenchendo dois formulários, um solicitando a isenção de multa pela última eleição que não votei e um outro solicitando a transferência do título para a Embaixada do Brasil em Oslo. Levei comigo também a Declaração de Residência no Exterior que consta na página sobre Títulos de Eleitor no site da Embaixada. Vou esperar uns seis meses para que me enviem o novo título e só votarei para Presidente e Vice-Presidente.

Para registrar o casamento celebrado aqui na Noruega precisei levar alguns documentos e cópias dos mesmos. Levei todos os originais, pois não sabia se seria necesário confirmar. Tudo é possível  em termos de burocracia, né? Pagamos 160 coroas norueguesas pelo registro. A lista é essa aqui:

1. Cópia autenticada do vigselattest; (levei uma cópia pois no site constava o valor de 80 coroas para cópia autenticada, mas não foi cobrado nada)

2. Formulário de “Solicitação de Registro de Casamento” devidamente preenchido e assinado pelo(a) declarante. (esse formulário está na parte de Casamento no Exterior)

3. Cópia do passaporte válido ou documento de identidade do cônjuge estrangeiro. (Levei a cópia da página onde constam foto e dados dele no passaporte)

4. Cópia do passaporte válido ou RG (identidade brasileira) do cônjuge brasileiro. (Levei cópia do passaporte, RG, CPF, Título de Eleitor)

5. Cópias das certidões de nascimento de ambos (modelo completo, em que constem os nomes dos pais). (Levei as duas)

6. Original do comprovante de mudança de sobrenome “Bekreftelse på navnemelding”, se houver. Caso tenha havido mudança de sobrenome, será necessário solicitar um passaporte novo. (Levei de ambos, já que marido também adotou meu nome após o casamento)

7. Pacto antenupcial, se houver. (Não houve, portanto vale a comunhão parcial de bens)

8. Cópia da certidão de casamento brasileira com a respectiva averbação do divórcio. (Levei também, pois sou divorciada no Brasil)

A moça que nos atendeu chama-se Daniela também e ficou satisfeta por eu ter levado cópia de tudo, isso facilitou o trabalho deles e economizou meu tempo no atendimento.  Semana que vem retornamos à Embaixada para assinar o livro de Registro de Casamentos e pegar a Certidão de Casamento Brasileira, que terei que legalizar no 1° Ofício de Registro Civil, na próxima vez que formos ao Brasil. Nesse mesmo dia serão colhidas minhas impressões digitais para o novo passaporte.

Preciso preencher a solicitação de novo passaporte, levar o número do protocolo e um envelope já selado como carta registrada, preenchido com meu endereço, para que o novo passaporte seja enviado via correio. Tenho a opção de pagar 85 coroas lá na Embaixada para não precisar ir no Correio comprar selos, preferi essa opção. E aí é só aguardar em casa o novo passaporte. Ahh e o valor do novo passaporte é de 640 coroas, se você tiver perdido o anterior, paga o dobro.. ai!

Quanto ao CPF e a Identidade, deixarei para fazer alteração depois, pois se fizer o pedido de alteração do CPF pelo consulado, a alteração será feita, mas não terei o cartão do CPF com o novo nome. Acho que será melhor se fizer direto no Brasil e ficar com tudo ok.

 

16 comentários sobre “Registro do casamento na Embaixada Brasileira

  1. Oi,tudo bem? tenho dùvidas quanto ao formulario de registro de casamento. Apòs o casamento na Noruega,nòs optamos por nao mudar os nomes,e no formulario devemos escrever o novo nome adotado.No meu caso,quando eu preencher este item do formulario,eu apenas repito os nossos nomes de solteiro?

    • Simony se vcs não vão mudar os nomes, porque registrar o casamento então? Eu tive que registrar o casamento na Embaixada pq mudei meu nome e por isso precisava de um novo passaporte e para tirar o passaporte eles precisam da certidão de casamento. É uma coisa “casada” com a outra entende?

      Agora se vc só quer registrar o casamento na Embaixada para ser casada também no Brasil é diferente. Mas como não houve mudança de nome, vc preenche com o nome de ambos como está atualmente mesmo, como qdo eram solteiros.

  2. ola, poderia me dizer se o formulario de registro, eu tenho de colocar os meus dados e do meu marido tambem?e se ele foi casado antes, e tem filhos, preciso colocar no final tambem ,ou nao?obrigada

    • Sim, precisa ter os dados dos dois.. como vai ter uma certidão de casamento brasileira sem o nome do marido??

      No formulário que eles te dão na Embaixada do Brasil em Oslo, tem um campo a ser preenchido caso ele tenha sido casado antes. Não sei se tem que colocar o nome dos filhos, eu não precisei preencher essa parte, pois o meu marido nunca se casou, só viveu junto.

      Mas quando um dos dois (ou ambos) são divorciados, precisa levar também a certidão de casamento com a averbação do divórcio. No caso de divórcio na Noruega eu não sei que documento é, mas deve ser um que diz que ele se divorciou e blábláblá. Dá uma olhada no site da Embaixada, lá eles informam.

      • Daniela boa tarde,
        Adorei sua explicação, só tenho uma dúvida, é verdade que no documento de averbação de divórcio ele necessita está validado por 6 meses??? o meu é de 2009 e estamos em 2012, isso quer dizer que para a embaixada ele está vencido a muito tempo. é verdade que necessito fazer outro com data recente??
        obrigada

      • Te respondi no email Roberta, mas para ficar claro pra quem tiver a mesma dúvida aqui: a certidão de averbação do divórcio não precisa dessa validade. O Itamarty não exige isso. A única certidão que tem validade de 3 meses é a certidão de estdo civil, ou certidão de solteira como mtos chamam. E isso é exigência do Consulado Norueguês somente.

  3. Fora o tio esquisitésimo que era o recepcionista na época que eu fui lá registrar o casório, achei tudo de uma eficiência sem tamanho. Eu mandei todos os meus documentos escaneados por e-mail pra pessoa que me atendeu (Gisele, acho), pois expliquei que morava beeeeeem longe. Aí marquei com ela o dia de buscar a cartidão e o passaporte, e fui lá num fim de semana de show do a-ha. Ainda não consegui registrar a certidão no Brasil, quando fui não tive tempo, época das festas de fim de ano e tals. E sobre o RG e CPF, nem sabia que podia arrumar tudo aqui, depois me conta como? Também preciso transferir o título, e por fim fazer a Declaração de Saída Definitiva, daí acabam os problemas fiscais que eventualmente possam acontecer…

    Quem sabe não vou a Oslo nas férias… Será que rola de nos vermos?

    bj

    • Oi Camila, sobre o RG eu não achei nada no site, mas o CPF vc pode solicitar para ficar atualizado, só que eles não emitem o cartão, então continuamos usando o que trouxemos com nome de solteira. Por isso eu vou deixar para trocar quando for lá, sou cricri com essa coisa de documento.

      Vou perguntar sobre o RG, se pudermos fazer por aqui eu te falo. Se vc vier a Oslo nas férias me avise, as crianças não estando conosco, vcs podem ficar aqui em casa pelo menos uma noite. O que acha? Vinho ou cerveja..hehe e uma comidinha gostosa ou então podemos dar uma volta para vcs conhecerem a “night” de Tønsberg. Hehe. Bjos

    • Fui direto, não precisa agendar horário como dizem por aí. Mas o atendimento é bem curto. De 10h às 13h, então o ideal é chegar cedo. Por exmplo, se chegar meio dia e meia vai complicar pq se tiver mtas pessoas aguardando atendimento, corre o risco deles te mandarem voltar depois. Eles frisam isso no site, para chegarmos cedo. No geral eu achei excelente o atendimento.

    • Verdade Mercia, vou deixar esses dois últimos itens para depois.. o mais importante era o novo passaporte e ter meu casamento registrado no Brasil.

      Mas ainda falta o emprego.. esse podia chegar bem rápido tb… 🙂

Deixe um comentário

