Dia da Constituição na Noruega

Ontem foi comemorado o dia da Constituição da Noruega, criada em 1814, motivo de orgulho para o povo norueguês. Todo ano as pessoas vestem seus melhores trajes e os tradicionais (e lindos) bunads. Homens, mulheres e crianças celebram esse dia tão importante para o país.

Pela primeira vez eu assisti ao vivo, Espen me enviou fotos para eu saber como era, mas ao vivo é outra coisa, outra emoção. Muito bacana ver as pessoas na rua alegres, com suas roupas típicas e milhões de bandeirinhas coloridas cantando e gritando Hip Hip Hurra!

Fiquei realmente encantada com os bunads, tanto o traje masculino quanto o feminino são lindíssimos. Cada região ou condado tem suas cores, enfeites e bordados. Um bunad não custa menos de 10 mil coroas e, normalmente, são herdados pelos mais jovens dentro da família. O traje masculino é tão bonito quanto, eu achei um charme ver os homens e os meninos vestidos assim. E antes que me perguntem, “não.. eu não sei quem é o bonitão aí da foto empurrando o carrinho de bebê”.

As crianças e jovens desfilam, o prefeito também e alguns políticos. Acho bacana que há as bandas tradicionais, compostas por adultos, mas as crianças também participam e tocam os instrumentos!  A cidade fica lotada, famílias inteiras saem para celebrar, lotam os bares e restaurantes. Por último, no fim da tarde os jovens que estão terminando o segundo grau, o high school desfilam também. Com seus carros enfeitados, música alta e seus “uniformes” coloridos e cheios de coisa escritas ou desenhadas.

Bunads

5 comentários sobre “Dia da Constituição na Noruega

  1. Oi,
    Nem tinha visto… meu google reader deu um problema hoje pela manha e nao tinha as atualizacoes…
    mas tinha certeza que vc ia gostar!!!
    é uma das melhores coisas da Noruega, o nacionalismo deles no 17 de maio é impressionante!!!!🙂

    Vimos as fotos no jornal de Trondheim e la ate uma cadelinha vestida de bunad tinha… coisa mais fofa!!!!🙂

    O engracado é que os noruegueses reconhecem de onde os outros sao pelas bunads (vivia perguntando pros meus colegas mas nunca consegui decorar… somente a bunad de Trondheim mesmo que pra mim é a mais feia).. e mesmo eles morando o resto da vida em outro lugar, a bunad tem que ser do lugar onde eles nasceram… legal isso ne?

    Beijos!
    Mercia

    • Eu achei muito bacana Mercia, queria até um para mim.. mas como não sou daqui, marido logo falou que os noruegueses podem ficar aborrecidos. Já uma amiga diz que o marido dela não se importa, pelo contrário, acha positivo estrangeiros que vivem aqui usarem.

      Talvez qdo eu tiver a cidadania o meu marido mude de idéia né? Ele é de Oslo e eu adoraria vê-lo vestido num bunad🙂 Bjos querida

Deixe um comentário

