Chateada

Não vou citar nomes, mas quero deixar registrado aqui meu desabafo.

Recentemente tive uma enorme decepção com uma amiga de anos, uma pessoa que sempre considerei  uma segunda mãe, uma pessoa que me ensinou muita coisa, compartilhou muitos momentos, a quem eu sempre tive um enorme carinho e respeito. Antes de me mudar para a Noruega conversamos tanto, planejamos algumas coisas, continuávamos falando pela internet. De repente, sem nenhum comunicado, nenhuma palavra… após uns 5 meses ela saiu dos meus contatos no FB.

Estranhei não vê-la mais por lá, apesar de ainda ter nos meus contatos no Orkut e Gmail. Perguntei duas vezes o que houve e o silêncio continuou. Perguntei a filha dela também, que me respondeu que ela tivera um problema na conta do FB, prometeu perguntar o que houve e me retornar. Depois disso tamabém não falei mais com ela. O chato é que eu vejo pelo perfil da mãe (a minha amiga) que ela continua acessando normalmente. Não me fiz de rogada, também deletei-a do meu Orkut e do Gmail.

Fico me perguntando o motivo disso… será que fiz ou disse alguma coisa que a magoou? Eu queria saber para entender o que houve e, caso eu tenha feito algo, me desculpar. Mas as pessoas são estranhas e covardes às vezes. Infelizmente vou mencionar que, já há alguns anos, ela vem mostrando problemas de relacionamento com os filhos. Após um tempo eu comecei a pensar que o problema está nela e não em mim ou nos outros… mas ainda assim fico muito triste, pois ela era uma pessoa que eu adorava. Sinto falta dela, das risadas, do carinho, dos conselhos e dos carinhosos abraços… 😦

Outra coisa que está me aborrecendo é o sumiço de uma nova amiga. Eu sei que ela anda ocupada resolvendo umas coisas, mas não consigo entender os motivos de não responder meu email, a mensagem no FB. Falta de tempo, uns dirão… mas eu vejo que ela acessa o FB e tem falado com amigas em comum, na correria, mas tem falado.

Cara… não tem tempo para mandar uma frase dizendo “estou ocupada, te respondo assim que puder”? Meu sexto sentido não costuma me enganar e eu tenho um sentimento desconfortável dentro do peito sobre isso, sabem? Hoje por pouco  não mandei uma última mensagem avisando que ia deletá-la da minha lista e que não nos falaríamos mais. Vou esperar um tempo antes de fazer isso, pois não quero me preciptar e ser injusta.

Quando somos úteis, necessários, as pessoas sempre se lembram de nós… mas depois de um tempo nos tornamos nada. Respeito a decisão das pessoas de encerrarem uma amizade, apesar disso ser bem incomum comigo. Se deixei de falar com alguém, foi mais porque a vida mudou e perdemos contato, do que propriamente porque eu ou a pessoa tenha feito algo de mal.

O que me deixa mega aborrecida é esse silêncio, esse vazio. Não quer mais falar comigo? Ok..! Mas me diga isso claramente para eu não ficar imaginando as coisas ou forçando uma amizade, uma situação. Melhor para ambos não acham? Melhor lidar com a dor da decepção, por ver uma amizade acabar, do que viver na incerteza, achando que pode contar com essa pessoa, abrir seu coração e depois ela te sacanear, rir de você.. sei lá.

16 comentários sobre “Chateada

  1. Fofa, acho que acontece com todo mundo que se muda. Comigo aconteceu e até escrevi sobre isso um tempo atrás no blog. A gente nao sabe explicar direito o que acontece, mas é como se porque decidimos viver nossas vidas longe dessas pessoas, elas decidiram que nós nao precisamos mais delas. É como uma vingança velada.
    Ainda virão outras decepcões.
    bjs!

  2. Eu sei, eu entendi, as fotos foram só um exemplo. Eu tenho amiga de anos, da época de escola, íntima mesmo, foi quem me apresentou o marido, pra vc ver, que responde raramente meus e-mails e sempre faz questão de dizer que está super ocupada, que trabalha demais etc.As pessoas se ressentem de várias coisas que nem imaginamos. Se meu comentário soou amargo é porque realmente depois de um tempo nesse quesito eu agora não me importo mais. Mas durante muito tempo sofri como você está agora. Eu sempre me encontro com ela quando vou a Brasil, mas sou eu quem procuyra, porque apesar de tudo acho que ainda é uma pessoa que significa algo pra mim, mas eu apredi que vai ser assim. Bjs

    • @Marcela, Pior Marcela, agora eu imagino a razão do silêncio delas.. e continuo sem entender ou achar justo. Mas cada um escolhe como quer viver, uns preferem olhar a vida (e julgar) o que vêem através de uma fresta na porta, outras preferem empurrar um pouquinho mais e abrir a porta, para ter uma visão mais ampla.. E isso faz diferença no final né?

  3. Só complementando “Uma estava com raiva da outra sem motivo algum, ela achava que eu estava chateada com ela e eu pensava que ela estava com raiva de mim.Eu me senti assim justamnete porque ela não respondia minhas mensagens, mensagens essas que ela não lia porque não havia sido enviado corretamente.Ela ficou p da vida porque me ligou, mandou sms e eu não retornei, mas meu cel estava com problemas, nada recebeu.” e assim ocorreram uma serie de desentendimentos que hoje rimos de tudo isso.E tomamos um mega cuidado, claro 🙂

  4. Amizade é algo tão complicado, né?Parece que quando a coisa passa para a esfera virtual fica até mais difícl porque ai a pessoa não tem vergonha de ser mal educada.Esse tipo de coisa(de escrever para um amigo e ficar no vácuo) já me aconteceu diversas vezes e me magoou bastante.Já cortei diversas amizades por conta dessa falta de consideração.Também quase perdi amizades valiosas por conta de nada.Tenho uma amiga que ficamos mais de um ano sem nos falarmos, tudo por falta de comunicação direta/erro de interpretação.Uma estava com raiva da outra sem motivo algum, ela achava que eu estava chateada com ela e eu pensava que ela estava com raiva de mim.Hoje, como eu sei que a internet pode deturpar a visão das coisas, vou com mais calma.Porque, pode sim ter acontecido algo que impediu a pessoa de ler uma mensagem(seja um sms, facebook, orkut ou e-mail).Pode ser também que a pessoa leu e não tinha uma resposta naquela hora, deixou para depois e acabou esquecendo.Por isso, antes de excluir tal pessoa, acho que é bom perguntar ou até ligar diretamente para ela dizendo “fulana, te mandei uma mensagem, mas acho que o facebook não enviou, então eu te pergunto por fone mesmo…”
    Agora se a pessoa ignorar mais ainda, é hora de dar tchau.
    adoro o seu blog 🙂
    beijos

  5. Daniela,
    Eu também já passei por isso, recentemente foi-se embora 3 da minha lista de amigos no FB. Se está me enchendo o saco, vejo falsidade ou hipocrisia, eu tiro de minha lista. Prefiro manter contatos saudáveis do que ficar mantendo pessoas hipócritas ou que estão em minha lista só por estar. Dos 3 contatos que foram deletados, 2 foram pessoas que tive bastante convivência aqui na Noruega, já o outro era mais amizade de internet apesar de ter visto a pessoa aqui em Oslo umas 2 vezes.
    Depois disso, bola pra frente que atrás vem gente. Eu também perdi o interesse de usar o msn, você pode ver que não apareco online, o máximo que faco é ler meus e-mails.
    Boa semana pra vc! Beijo

    • @Larissa, De vez em qdo precisamos mesmo fazer uma limpa..hehe. Vira e mexe eu deleto uns conhecidos, pessoas que me adicionaram e eu nem lembro porquê.

      Fico no MSN online, mas nem sempre estou falando com alguém lá, às vezes estou conectatda na internet e não estou na frente do computador.

      Por falar em Oslo, qdo for lá com calma e sem crianças eu te aviso.. quem sabe tomamos um café? Irei em breve, mas vou com a família inteira..

      Anyway.. a vida é cheia de surpresas não é? Bjos

  6. Por acaso essas pessoas estão no Brasil? Se estiverem, relaxe, você não é a primeira a sofrer com o sumiço dos amigos depois que mudou de país. Acostume-se que a proximidade é sim importante pra maioria das pessoas e poucos continuarão respondendo seus e-mails ou comentando nas suas fotos. É assim mesmo. Os amigos que deixei pra trás na Escócia tb só mantenho contato com poucos via FB. Mas a gente também vai começando a desenvolver outra vida do lado de cá e depois de um tempo não tem mais tanto tempo de cultivar laços distantes. É duro, mas é a realidade. Bjs

    • @Marcela, A amiga de anos vive no Brasil sim. Meu questionamento não é sobre continuarei tendo comentários em fotos Marcela. Meu questionamento não foi sobre isso, mas sim sobre o fim de uma grande amizade sem a menor explicação.

      Eu sei que ao mudar para cá, muitos dos meus amigos e contatos se perderiam, ficariam esquecidos, distantes. Não posso carregar tudo para a nova vida. Até pq a própria distância física se encarrega de fazer acontecer essa ruptura, esse distanciamento.

      E algumas pessoas confundem as coisas, acham que quando mudamos para outro país nos tornamos ricos, imaginam que tiramos a sorte grande, fomos premiados na loteria da vida. E aí surge a inveja, é difícil lidar com esse sentimento também.

      Claro que a responsabilidade e o resultado dessa decisão é somente da pessoa… com disse, foi só um desabafo sobre algo que me entristeceu. Mas minha vida continua, não parei nada por causa disso. 🙂

  7. No meu caso foi o expatriamento. Sofriiiii, bati tanto na tecla que fiquei incómoda, sabe aquela pessoa que pergunta mil vezes depois cobra como um insana, era eu. Mas poxa eu amava essas pessoas e nem tive oportunidade de ter um briga de rolar no chão, que nada, só…se foram. Esfriaram as comunicações até que eu deixei pra lá e ficou pra lá.

    Hoje eu vejo que não fui a culpada, enviei carta de “rompimento”, sério, uma longa análise dos meus enganos e chegando a conclusão que amizade a gente também idealiza e que me desculpasse o incomodo.
    Enterrei o defunto.

    De alguma forma foi bom, imagine manter essa farsa por mais tempo?
    Digo a vc que a gente supera, e até se entrega outra vez se a oportunidade surgir.
    Bj

    • @Rosa, É verdade.. concordo com vc. Eu tentei saber o que houve, a pessoa não quis responder.. então sigo minha vida mesmo tendo essa decepção.

      Como sempre digo, não arrasto cachorro morto. Vai ver minha amizade já não servia para essa pessoa, então ok. Que ela não se arrependa depois, pq aí já não terá conserto. Confiança perdida é um problema para se recuperar né?

  8. entendo bem isso, já tive duas grandes decepções com pessoas que achei eram grandes amigas, levei na cara bonito e não aprendi, recentemente outra tb me magou, falando coisas que não precisava e sobre as pessoas só procurarem qdo precisam, sou expert nisso, em ser usada e depois nem um recado, um email, teleone então nem pensar, sabe eu discordo um pouco sobre isso de amigo estar no pensamento e não presente, eu gosto de amigos que se façam presentes mesmo, que lembrem de ao menos dar um sinal de fumaça, amigo tá do teu lado, ao menos de vez em quando.

  9. Dani,

    Eu senti grande angustia na sua postagem, a acho que você não deve se afligir assim, não vale a pena…
    Não se precipite, não avalie sem saber o que se passa nos bastidores, de repente as suas amigas não tiveram tempo de te escrever mesmo.
    Hoje eu mesma te procurei no MSN para te dar um oi e não te encontrei…Imaginei que vc estivesse no seu curso, sei lah…. Sabe, agente sofre por querer que as pessoas reajam as nossas maneira e nem sempre as coisas funcionam como agente deseja.
    Certa vez, discuti com meu marido porque ele trocou um presente que comprei com todo carinho, depois da reconciliação eu pensei…’Como sou egoísta, agente dar um presente na intenção de que a pessoa use e se ela não tiver algo a seu gosto não usará, hoje com o aprendizado, mudei a tática, o leva para escolhe-lo…
    Escreva diretamente para sua amiga, diga o que ta sentindo…
    Lembre-se: “Amigos não são aqueles que estão conosco a todos os instantes e sim aqueles que mesmo distantes não saem dos nossos pensamentos”

    Beijos amiga querida do coração, pode contar comigo!

    • @Elisabete, Como falei no post.. estou dando tempo para ver se a pessoa dá notícias. Se não der, eu vou resolver isso. Não gosto de nada pendente, não gosto de me sentir enganada, deixada para lá.. e antes de deletar o contato, com certeza vou escrever e dizer o que eu penso e sinto sobre isso. Para depois não ouvir que eu não dei chance de explicação.

      E não se trata de querer que as pessoas ajam como eu.. se trata de ter consideração com quem temos como amigos ué. Sem mais detalhes fica difícil entender.. eu sei.

Deixe um comentário

