Senvinter e Primavera

Essa palavra Senvinter significa o fim do inverno e o começo da Primavera, quando está tudo meia boca, meio barro, meio tijolo, para os brasileiros que entendem essa expressão.

Na Noruega não é como no Brasil que as estações tem data certa para começarem e terminarem. No Brasil o outono começou oficialmente dia 20 de Março e termina em 21 de Junho, quando começa o Inverno, dia 21 de setembro começa a nossa Primavera e em 21 de Dezembro o famoso e quentíssimo Verão brasileiro.

Aqui na Noruega a Primavera começa em Março e ponto final. Mas isso não significa, necessariamente, que a neve e o frio se foram e as flores começam a surgir. Claro que os dias estão mais ensolarados e mais quentinhos, o termômetro já não marca tantas temperaturas negativas. Ao longo do dia chegamos a 10 graus positivos. Mas eu olho a neve derretendo na rua, aquela sujeirada e as árvores ainda secas, sem folhas e penso cadê a Primaveraaaaa?

Espen e eu resolvemos criar uma mini horta para termos umas ervas e temperos caseiros. Não que eu seja uma jardineira de mão cheia, mas é algo que quero aprender. Sinto falta dessas coisas frescas aqui na hora de cozinhar. Não que não encontre nos mercados, mas será mais legal ter nossa própria horta. Anos atrás, muitos anos mesmo, eu brincava na terra e via minha avó plantando e colhendo verduras, frutas e ervas. Mas vocês sabem, mudei para a cidade grande, parei de subir em árvores e me embrenhar pelo mato e florestas atrás da casa onde morei. Ahh que saudade das mangueiras, mamoeiros, goiabeiras, amoreiras, amendoeiras, laranjeiras, jaqueiras, jabuticabeiras, limoeiros e os vários tipos de bananeiras.

Nunca tive jeito para cuidar de plantas, esqueço de regar, esqueço de podar e a coitada morre. Não acho que isso seja um defeito, há pessoas que sabem e outras que não sabem, há aquelas que tem talento para isso e outras que não tem. Simples assim. Mas às vezes acho que meu marido pensa que me falta algo, por eu não ser dada a essa arte. Ora.. se fosse assim, deveria achá-lo defeituoso e incompleto também, por não saber criar, usar, modificar um blog ou qualquer ferramenta mais moderna na internet como eu faço ou dançar como um latino. Anyway, o que me chateia são uns comentários desnecessários e pouco construtivos.

Voltando para a Primavera… Espero que ela aconteça em poucos dias, quero ver as cores, as flores surgindo, quero visitar alguns lugares, voltar a outros que fui ano passado. Mas com neve e gelo fica difícil andar por eles e ver a sua beleza. A depressão do inverno me pegou bem no final, mas é arrasadora.

Esse fim de semana fomos passear, ter um tempo só nós dois e voltamos ao Borrehaugene que eu falei nesse post aqui e foi bem bacana o parque coberto de neve. O mais legal foi encontrar os mesmos rapazes “Vikings” por lá fazendo seu treino, lutando como antigamente. Bacana quem vive suas tradições, as mantém vivas ainda nos tempos de hoje. Como podem ver nas fotos, a natureza começa a mostrar sua beleza colorida e radiante. Enjoy it!

[nggallery id=25]

 

7 comentários sobre “Senvinter e Primavera

  1. To por aqui, esperando a minha aparecer. Hoje fez calor, mas ainda está faltando o verde das árvores… faz falta. rs
    Jardim nessa época é quase obrigatório na Alemanha.
    Bjs!

    • @Eve, Depois de um longo inverno… entendo perfeitamente pq queremos ter um jardim, cores e cheiros novos em torno de nós. Não garanto um jardim perfeito, mas temos umas idéias bacanas e românticas. Qdo estivermos mais adiantados sobre isso eu posto fotos e conto o que é 🙂

  2. aqui em Sylt a primavera já dá sinais: brotos despontando por todos os lados, flores despontando em vários lugares. Hoje passamos por uma rua em que o gramado já estava todo salpicado de amarelo e roxo radiante de inúmeras florzinhas!
    A primavera tb já chegou aqui em casa: flores e passaros cantando, decoração de outono e inverno guardada.
    E que venham cada uma das estações!
    Quanto à horta, nada que um pouco de leituras e carinho não resolvam! Dá uma olhadinha aqui nesse sáite:
    http://www.thegardenhelper.com/

    Aqui é bem comum as pessoas terem uma hortinha. Eu trouxe sementes do Brasil, compramos outras aqui, venho juntando caixas de ovos para fazer as sementeiras. Agora que está esquentando é hora de botar a mão na terra!

    Deixe aflorar seus dedos verdes!

    Beijukka!

  3. Dani,
    fique de olho nas arvores!!! A primavera na Noruega acontece em questao de dias… um dia ta tudo seco, no outro ja ta tudo verde… hehehhe…

    Enquanto outros paises da Europa tem toda a gradacao.. na Noruega a primavera é mais imprevisivel e no dia que ela comeca a acontecer, é mais acelerada 🙂

    Boa primavera pra vc!
    Beijos
    Mercia

Deixe um comentário

