A maior lua cheia em 18 anos

Ontem tivemos a maior lua cheia desde 1993. Aqui de Tonsberg pudemos ver a lua num céu totalmente limpo, ao longo do dia tivemos muito sol e algumas nuvens no fim da tarde, o que me fez pensar que o céu estaria encoberto. Mas quando anoiteceu o céu estava perfeito.

Alguns amigos no Brasil disseram que não puderam ver a lua, alguns viram mas não notaram nenhuma diferença. Não sei vocês… mas eu tenho paixão pelo céu e estou sempre olhando para ele. Ontem a lua estava sim mais brilhante, aqui onde moro não tem tanta luz quanto no Rio de Janeiro, por exemplo. Minha varanda estava iluminada pelo brilho da lua. Simplesmente lindo. Só não deu para curtir do lado de fora os queijos e vinho com o marido, porque estava frio e ventando!

E vocês viram a lua também? Como foi, apareceu mais brilhante, contem-me suas impressões.🙂

Segundo li em vários jornais o evento é o seguinte:

A órbita da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse. Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol.

Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu. Quando está no ponto de máximo afastamento, dizemos que está no apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil km. Nada que possa causar algum dano na Terra, mas certamente isso tem alguns reflexos.

A foto que tirei da minha janela é essa aqui.

 

3 comentários sobre “A maior lua cheia em 18 anos

  1. Ah, esqueci de comentar do visual (do blog, não da lua) a questão é que coisas assim geram em mim a pergunta básica de p q eu não sou assim chique? Eu acho tão lindo adorei a página tão elegante, mas na hora de mexer no meu só casa a Sandra Rosa Magdalena e o projeto de sobriedade fica sempre pro próximo.
    Isso pra tudo, t u d o.
    Bj

    • @rosa, Ahn?? Vc está com problemas para mudar seu template no blog, é isso? Bem, eu usei o blogger por um tempo e sempre tive problemas com ele.. mudei para o WordPress e a coisa melhorou consideravelmente. Ficou perfeito qdo comprei meu próprio domínio, o que me dá mais possibilidades de mudar o template.🙂 E obrigada pelos elogios ao meu blog. Beijo

Deixe um comentário

