Mudança de nome

Agora sou oficialmente a senhora Santos-Hansen!

Diferente do Brasil, quando casamos aqui na Noruega, só mudamos o nome, caso desejemos adotar o nome do marido, depois do casamento e de ter o número pessoal registrado aqui. É como se fosse o CPF no Brasil.

Para mudar o nome, precisa primeiro dar entrada no seu número pessoal (Fødselsnummer). Esse número é composto de onze dígitos, sendo os seis primeiros referente a sua data de nascimento, os próximos três dígitos são os números individuais, onde o terceiro número refere-se ao sexo. Os dois últimos dígitos são o dígito verificador. Vá ao Folkeregisteret com seu passaporte já com a permissão de residência, sua certidão de casamento e preencha o formulário que vão te conceder para solicitar o Fødselsnummer. Depois é só aguardar que será enviado pelo correio a comunicação do seu número pessoal dentro de duas semanas.

Já de posse do número pessoal, preencha o formulário “Meldingsskjema”, pode encontrar nesse link aqui, (eu escolhi bokmål que é o norueguês mais usado aqui na minha região), entregue também no Folkeregisteret, leve a certidão de casamento e o “Underretning om registrert flytting” que você recebeu pelo correio comunicando seu número pessoal, depois de dez dias chegará pelo correio outro documento “Bekreftelse på navnemelding” informando a mudança no seu nome.

No nosso caso, Espen tabém mudou o sobrenome dele, adotando um dos meus sobrenomes (que lindo né ?). Assim ficamos com o sobrenome igual. O processo foi o mesmo para mudar o nome dele, preenchemos um formulário para cada, assinamos  e dei entrada nos dois no mesmo dia. Simples, fácil e de graça. Não paga-se nada para fazer essas alterações. 🙂

Existe um modo de mudar o nome no momento do casamento, mas não sei como é feito, então preferi seguir o que é normalmente usado aqui.

11 comentários sobre “Mudança de nome

  1. Muito bom! Obrigada pelas dicas! Estava perdida, porque me casei na Noruega e acabei de
    receber meu cartão de residência permitida, para um ano,que não contem
    Número pessoal (cpf) ; E meu marido não olhou nada disso
    pra mim antes; Mas agora preciso ir ao folkeregisteret; você sabe me informar
    onde é isso? Moro numa cidade do interior a 12h de Oslo.Grata
    pela atenção!

  2. Bom dia 🙂

    Já me casei aqui na Noruega e vou pegar o meu número pessoal, e quero mudar meu nome. Tenho visto de 1 ano e meu passaporte vence antes de eu voltar para o Brasi gostaria de saber se posso resolver isso aqui, colocando meu novo nome no passaporte! Mesmo sem ter o RG e o CPF com o novo nome.

    Muito obrigado pela atenção

    • Oi Diego, vc pode mudar seu nome (adicionar o nome de casado) depois que pegar o seu número pessoal. Feito isso, já que seu passaporte vencerá em breve, deve ir até a Embaixada do Brasil e Oslo e solicitar o registro do casamento e o novo passaporte. Uma coisa está ligada a outra. Assim seu novo passaporte vem com seu nome de casado. Mas feito isso, qdo vier ao Brasil precisa registrar o casamento aqui também… e aí sim poderá solicitar a mudança no RG e CPF.

  3. Hoje em dia eu fico pensando como eu tive paciência pra mudar todos os meu documentos, na época o marido ficou bicudinho eu troquei como prova de amor, é lindo né…
    Depois ele me disse “eu nunca pensei que vc fosse cair nessa”, …
    Mas aí eu já tinha duas filhas, pra quê matar o cidadão a essas alturas, entende?Passei a página.
    Gostei da funcionalidade do texto, não me serve diretamente, mas eu adoro saber da burocracia em outros países.
    Bj

    • Pois é Rosa, eu tb questionei bastante antes de mudar meu nome, até por umas questões pessoais que me incomodavam. Mas acabei decidindo por ter o nome dele, a surpresa ficou por conta de ele tb querer ter meu nome, isso é mais incomum né?

      Já sei o que me espera no Brasil qdo for mudar meus documentos, vou à Embaixada Brasileira me informar se posso fazer por aqui e tb para registrar/validar o casamento no meu país. Como disse pro meu marido, lá eu continuo solteira..hehehe! E daqui a dois anos meu passaporte vence, melhor cuidar de acertar tudo agora.

      E uma das questões que pesou bastante para acrescentar o nome dele foi que eu quero que meu filhos tenham o mesmo sobrenome que eu. O meu e o dele. Os filhos dele não carregam o sobrenome paterno, na minha opinião isso é meio idiota… e desconfio que ele aceitou meio sem querer. Minha irmã tb não colocou o sobrenome dela nos filhos, depois se arrependeu… e hj depois do falecimento dela eu penso que seria muito importante para eles terem o sobrenome da mãe e não somente o do meu cunhado. Mas é a vida né.

      Por isso eu faço questão de ter o nome do meu marido e que meus filhos tb tenham. 🙂

    • Eu preferia sem o tracinho, mas marido questionou, explicou e argumentou tanto que eu cedi. Só quero ver o samba do crioulo doido que vai ser no Brasil qdo for mudar meus documentos. Lá não usamos isso né? Vou tentar fazer tudo via Embaixada Brasileira em Oslo.

Deixe um comentário

