Heddal Stave Church

Heddal Stave Church (Heddal stavkirke) é a maior igreja de madeira da Noruega, localizada em Notodden, Heddal,  antigo munícipio do condado de Telemark. Foi construída no início do século 13 e restaurada em 1849-1851 devido as péssimas condições em que se encontrava. Por causa do pouco conhecimento e poucas habilidade de quem fez essa reforma, foi necessário uma outra nos anos 50. O interior da igreja é marcado pelo período após a Reforma Luterana, em1536/1537 e em grande parte, resultado da restauração, que teve lugar em 1950.

Existe uma lenda que diz que a igreja foi erguida em três dias. Há muito tempo atrás viviam cinco fazendeiros em Heddal, Raud Rygi, Stebbe Straand, Kjeik Sem, Grut Grene and Vrang Stivi. Todos eles tinham apelidos, dependendo da sua aparência ou caráter. Raud Rygi era chamado de “Red” por causa de seu cabelo e barbas vermelhos. Outro chamava-se “Silent” porque era muito calado, um outro era muito difícil de lidar, mas todos eram importantes.

Quando o cristianismo começou a se espalhar pelo interior, esses fazendeiros decidiram que também construiriam uma igreja. A história diz que “Red” decidiu fazer o trabalho, mas não sabia como, pois nunca tinha construído uma igreja. Um estranho o encontrou pensando e perguntou o que o preocupava, “Red” disse que nao era da conta dele, mas o estranho disse: Eu sei que você quer construir uma igreja e posso ajudá-lo, mas existem três condições para isso.

“Red” perguntou quais eram as condições, o estranho disse: Ou traz o sol ou a lua do céu, ou descobre meu nome. Se você não puder fazer uma dessas três coisas, terei direito de cortar seu coração. “Red” pensou que não seria tão difícil assim descobrir o nome do estranho, ele teria muito tempo para fazer isso enquanto construíam a igreja.

No primeiro dia todas as pedras e madeiras foram entregues e inexplicavelmente a torre foi construída na segunda noite. “Red” estava preocupado pois ele sempre mantinha sua palavra, entendeu que perderia a vida se não descobrisse o nome do desconhecido. Enquanto caminhava ele escutou uma mulher cantando para seu bebê uma canção de ninar, temendo por sua vida, deu a volta no campo para escutar melhor a canção.

Hush hush little Child,
Tomorrow Finn will bring you the Moon and the Sky.
He will bring you the Sun and a Christian Heart,
so pretty Toys for my little Child to play a Part.

Ou em Norueguês:

I morgen kommer Finn og bringer oss maanen
der han kommer forgaar sol og kristenblod
lokker barna til sang og spel
men nå mine små, sov stille og vel

Então “Red” pensou, o estranho é um Troll que vive nas montanhas e seu nome é Finn. Chegou o dia de apresentarem a igreja, assim como combinado ela foi concluída e tinha 5 portas, uma para cada um dos grandes fazendeiros, 64 telhados pequenos e nenhum prego foi usado.

Caminharam todos juntos até o interior da igreja e “Red” abraçou um dos pilares e disse: “Este pilar meu bom Finn, não é uma reta”. Quando o troll ouviu seu nome, ele ficou furioso e ele socou o pilar mesmo com tanta força que quase quebrou. Ele então correu para fora da igreja para o alto de uma colina. De lá, atirou três pedras enormes que visam a igreja. Um caiu para a esquerda e uma à direita e uma terceira caiu perto do portão para o cemitério. Eles estavam tocando os sinos da igreja quando isso aconteceu, e é por isso que a pedra terceira não atingiu a igreja, graças a Deus!

——-

Verdade ou não, é interessante ler sobre a história dos lugares. Ainda não consegui visitar a igreja por dentro, pretendo fazer isso na primavera. Por enquanto algumas fotos que tiramos no verão e agora no inverno.

SANYO DIGITAL CAMERA

SANYO DIGITAL CAMERA

IMG_0028

3 comentários sobre “Heddal Stave Church

    • Hahaha boba! As fotos feitas no verão foram com a câmera antiga e ficaram boas tb..😉 Mas eu sou suspeita para falar, sou apaixonada pela história e arquitetura dessa igreja.. o dia que vc puder ver ao vivo, garanto que vai achar linda também. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s