Teste de tuberculose

Todo imigrante quando chega no país precisa fazer esse teste. Fui fazer a primeira parte do teste na segunda-feira, cheguei no horário marcado e a senhora foi bem gentil ao me receber. Conversamos em inglês e fui respondendo as perguntas dela, (nome, data de aniversário, o que eu vim fazer na Noruega, meu telefone, endereço, nome do marido, etc). Comentei que minha mãe teve tuberculose quando eu tinha 9 anos e ela foi anotando tudo. Pediu para ver meus braços para saber se eu tinha sido vacinada, a famosa BCG, perguntou se na época que ela adoeceu, se eu havia feito os testes, disse que sim e que o resultado tinha sido negativo.

Perguntou também se eu pretendia engravidar, pois nesse caso eu tenho que fazer um teste para rubéola. Eu tive quase todas as doenças infantis, a única que não tive foi coqueluche. Comentei isso, mas ela disse que é necessário pois mesmo eu tendo sido vacinada, tendo tido a doença era melhor prevenir. Ótimo, eu não sou cricri com isso, tem que testar, tem que saber se está tudo bem? Vamos lá 🙂

Ela espetou a agulha na minha pele, deu aquela levantadinha e injetou o líquido, me passou as orientações e três dias depois voltei para ela ver como estava meu braço, nada diferente, nenhuma mancha. Como ela mesma disse, um resultado perfeito. Me deu o cartão de saúde, uma espécie de carteira de vacinação e também os papéis para ir ao hospital fazer o exame de sangue sobre a rubéola e o Raio X do tórax.

Fui hoje mesmo e fiz tudo, caso haja alguma observação com relação ao exame de rubéola, ela me ligará para eu ir tomar a vacina, mas tenho quase certeza que não precisarei. Ontem Espen me ajudou a escolher o médico, acabei optando pelo mesmo médico dele pois caso algo aconteça, nós dois adoeçamos, ele já tem o histórico do Espen, isso facilita as coisas. Assim que souber se ele pode ser meu médico também, quero marcar uma consulta pois preciso fazer uns exames.

Com o histórico de câncer na minha família, eu fico preocupada, quero fazer o preventivo tão logo possa, no Brasil eu tinha o acompanhamento da minha ginecologista e não quero bobear com isso aqui. Quero solução para uma irritação na pele que surge quando uso meia calça de lã. Fora isso, estou em perfeita saúde. Vaso ruim não quebra fácil né? 😛

Beijos pessoas

PS: Amanhã é meu niver!!

4 comentários sobre “Teste de tuberculose

  1. A minha mãe já teve tuberculose, e agora ela esta como a tosse com catarro e esta muito ruir aqui com ela, e aqui eu não sei ande faco o exame.eu morro em salvador bainha mim ajude!

    • Adriana se essa tosse dela já existe há mais de duas semanas, leve-a num posto de saúde da sua cidade, eles podem fazer o teste lá e se ela estiver com tuberculose de novo, será tratada. É importante tratar e seguir à risca o que o médico passa, tomar a medicação corretamente, para ela sarar logo.

  2. Amiga, legal que você está se integrando bem…
    Curioso porque todo imigrante tem que fazer o teste de tuberculose né, tentei pesquisar na net, mas não encontrei nada? Curioso isso, mas muito bom!
    Beijos e cuide mesmo da sua saúde!

    • Tem sim, mas isso eu tb não sabia, só soube depois que tive o Ok sobre o visto de reunião familiar. O bom é que fiz tudo no mesmo dia.. o hospital é enorme e bem organizado, parece com os particulares, tipo Barra D’or, Pasteur no Rio. Coisa fina.. 🙂 Vc tb fará qdo vier. Bjs

Deixe um comentário

