Compras

Gente… acho que vou trabalhar, trabalhar e nunca terei dinheiro suficiente para comprar muita coisa, tudo aqui é muito caro!! Ou é impressão errada porque acabei de chegar??

Meu filho comeca na escola no sábado (não me perguntem porque sábado) e hoje decidi comprar mais algumas coisas que ele com certeza precisará. O pouco frio que faz aqui (se o noruga me ouve falar que está frio ele diz que estou doida), para nós é frio SIM! Anyway, quase caí dura no chão com o preco das coisas aqui. Mas pechinchando e andando em algumas lojas conseguimos boas compras.

Acho que eu estou mais nervosa que meu filho com o dia D chegando.. mas vai ser bom para ele, amarudecimento e responsabilidade e também liberdade. Espero que tudo corra bem e ele faca novos amigos logo.

Ahh lanchar no McLixo aqui na Noruega ainda é uma opcão mais baratinha.. mas mesmo assim..haha preparem-se,  é caro para dedéu! Tudo bem que é uma duranga falando, mas sério fiquei de boca aberta com o preco.. e achei engracado ter um preco para comer na loja ou levar para viagem.

Um cheeseburger custa 15 coroas para levar e 17 para comer lá, batata grande 23 coroas… voltarei a usar lancheira quando sair na rua. A mulher do senhor Nonô baixou em mim! Estou dando tchau de mão fechada para vocês terem uma idéia.

Tirei fotos do bus que uso para ir e vir por aqui. Uso dez minutos para ir ao centro de Tonsberg e ele tem hora certa para passar, o que facilita nos organizarmos. Próximo desafio será ir a Oslo de busão e depois a Stavanger de trem visitar minha amiga Priscila.

Preciso ir ao mercadinho asiático, onde encontrei leite condensado, (contradizendo tudo que li dizendo que aqui não tem)  para comprar feijão e qualquer outra coisa que eu coma. Esqueci de trazer e o único que comi foi feijão em lata. Quebrou um galho, mas não é igual.. e sabe lá o efeito desse treco no meu organismo?

Bom, é isso… em breve mais notícias e micos básicos dessa carioca perdida na Noruega. Um beijo

 

10 comentários sobre “Compras

  1. Bom, como eu não sei se lá em Natal troca kroner por real, eu vou levar uma merrequinha em euros ou dólares, mas aí já vai a primeira perda: trocar aqui e trocar lá. O resto do dinheiro que gastamos a gente saca no banco, outra perda, pois pagamos uma taxa, e usamos o cartão de crédito somente no hotel, pelo menos foi assim da outra vez, pois eles não passavam no débito e a gente não tinha sacado, mas acho que foi onde ainda conseguimos economizar em não pagar taxas, pois foi o valor do hotel que veio convertido pro kroner sem despesas de transacões. Infelizmente um pouco a gente tem que perder mesmo nessa transacäo de kroner e real.

    Beijo

    • @Luciana Håland, Lu no aeroporto eles trocam, tem casa de câmbio, procura saber.. pq eu fiz a mesma coisa que vc, troquei no Rio por euros e aqui por kroner.. me ferrei, perdi uma graninha assim. Teria sido melhor trocar tudo no Rio por kroner.

      Se nao tiver jeito.. tera que fazer assim mesmo como vc falou. Ô vida.. Bjs

  2. Não sei aí na Noruega, acho que o custo de vida aí é mais alto mesmo, mas um erro que a gente sempre comete é converter tudo para Real. Esquece o Real. Se vc ganhar em Coroas e pagar em Coroas talvez a diferença não seja assim tão grande, pelo menos é o que acontece aqui com o Euro. Quanto vale a Coroa norueguesa em Euros, vc sabe? Vê o preço do Big Mac aí e eu te digo quanto custa aqui em Euros pra gente comparar. Bjs

    • @Marcela, Foi só a primeira impressão mesmo.. obviamente que ganhando em coroas a gente tem outra noção do valor do dinheiro. Um euro vale 7 coroas e 94 centavos.

      Um Big Mac aqui custa umas 58 coroas (só o sanduiche sem refrigerante e batata), qto custa aí?

      Vivendo a aprendendo. Bjos

      • @Daniela Pedrinha, o que eu posso dizer depois de 4 anos morando aqui é que não é barato não, a vida é cara mesmo, isso em coroas, porque nem lembro como era em reais, mas quando for ao Brasil daqui um mês vou ficar mais doida ainda, o kroner tá desvalorizado, então tudo lá vai ficar caro pra gente também. O que a gente encontra muito em conta aqui, comparando mesmo com o Brasil, é roupa. Roupa a gente faz a festa, nas liquidacões, claro. Mas já me disseram que em outras cidades, como Londres, por exemplo, ainda é mais barata e de melhor qualidade.

      • @Luciana Håland, Pois é Lu.. foi assim que fiz minhas primeiras compras aqui, nas liquidacões. A maior parte comprei com desconto, uma peca ou outra paguei o preco normal. Adorei saber dessa dica, quero ir a Londres ver isso de perto..hehe!

        Me tira uma dúvida, vcs quando viajam para lá levam kroner e trocam por real, certo? Pergunto pq marido preferiu tirar com o cartão de crédito, qdo lá esteve e eu não acho que essa seja uma boa idéia… Pagou os olhos da cara depois!

  3. Pois é, não é impressão sua não, as coisas aqui são bem caras mesmo, e isso não comparando com o Brasil, mas com os salários daqui. Mas a gente vai acostumando e depois se permitindo umas extravagâncias, como almocar fora de vez em quando, mas pelo menos eu e muitas outras brasileiras sacamos que não dá pra exagerar, pois dinheiro não aceita desaforo. Levar a lancheirinha e o drinque é muito interessante, além de economizar come melhor.
    Espero qeu seu filho goste da escola e faca muitos amigos, ele vai se adaptar muito rápido.

    Beijo

Deixe um comentário

