Certificado de reservista

Que a burocaria impera no Brasil não é segredo para ninguém… mas tem coisas que beiram o absurdo. Meu filho fez o alistamento em fevereiro de 2007 (notem a data), se apresentou em agosto do mesmo ano conforme orientação do órgão que cuida disso, foi dispensado por livre e espontânea escolha dele. Sim isso mesmo… no quartel o cara perguntou quem quer servir vem para essa fila e que não quer fica na outra, vocês adivinham que fila ele e mais um monte de rapazes escolheram né?

Pois bem, retornou dentro de uns meses para bucar o certificado de reservista (também conforme orientação deles), porém não estava pronto. A atendente ainda frisou que “demorava um pouquinho” e pediu que ele voltasse dali a dois meses. Ele voltou quatro meses depois e ainda não estava pronto.

Esqueceu o assunto, mesmo comigo reclamando que ele precisava disso porque ia chegar um momento onde seria necessário ter o bendito documento. Mas vocês sabem, adolescentes e jovens em geral não escutam os pais. A Lei de Murphy está aí para o quê? Agora que preciso solicitar o passaporte dele para então continuar o processo da cidadania, ele voltou para buscar o certificado e….. NÃO TEM NADA !!!

Pediram para voltar levando uma cópia do certificado de alistamento para eles fazerem uma pesquisa, eu mesma fui lá levar e fui mal atendida porque tem gente que não registra o que você fala. A mulher reclamando que tinha que ser o original e eu falando que foram elas mesmas é que pediram a porcaria da cópia. Depois de repetir três vezes uma das atendentes entendeu o que eu estava dizendo e me disse com a maior cara lavada que “com urgência” não era possível resolver. Teria que voltar dali a dez dias para pagar uma taxa de R$2,00 para a impressão da primeira via (não sei não.. mas isso está me cheirando a segunda via porque algum babaca não sabe trabalhar) e esperar mais dez dias para ir buscar o certificado. Pode uma coisa dessas?

Reclamei, disse que isso era um absurdo… e ela responde “mas isso acontece… eles não enviaram para gente o papel…” Estou pensando seriamente em ir direto no quartel reclamar, uma coisa que deveria ser automática, não foi feita e a gente só descobre o erro (deles) desse jeito e ainda temos que esperar! Quero aproveitar meus últimos dias antes do trabalho para resolver tudo que puder, até porque não confio muito no prazo que o Consulado Português me deu quanto a cidadania. Sabe lá né?

Algum homem aí sabe o que posso fazer para ter esse bendito certificado em mãos com mais rapidez?? Agradeço a ajuda..

Deixe um comentário

