Papéis para casar

Começa a minha saga para reunir toda a papelada para dar entrada no visto para me casar na Noruega. Consegui resolver uma parte disso no início de dezembro, traduzi minhas certidões de nascimento e casamento com a averbação do divórcio, em janeiro farei as cópias autenticadas das páginas do meu passaporte, das certidões originais e das respectivas traduções juramentadas e  irei ao Itamaraty legalizar as certidões.  Acho que vou aproveitar e traduzir os diplomas também, Espen comentou sobre isso outro dia, que seria bom ter meus documentos referente aos cursos que fiz traduzidos, caso eu queira estudar por lá.

Esse período de festas de fim de ano é um saco. Depois ainda tem o carnaval! Aí o país para de novo… Estou esperando saber a data certa de quando Espen chegará para agendar o dia de irmos a Embaixada da Noruega lá em Botafogo para darmos entrada no Fiance Permit. Ele trará os documentos necessários: comprovante de residência, renda, cópia do passaporte e o documento que comprova que ele é solteiro (ainda bem!). Traduzi as minhas certidões para o Inglês, pois em Norueguês demoraria mais, pois teria que ir para São Paulo e eu queria estar com isso pronto antes dele chegar. Paguei R$270,00 pelas traduções.

Ainda preciso preencher o formulário GP7028-E, mas isso eu vou fazer pouco antes de irmos a Embaixada. Depois falo mais sobre isso, afinal estou apenas no começo do processo todo… mas já sinto frio na barriga!

E como a data permite… Ho ho ho, Feliz Natal para vocês!

8 comentários sobre “Papéis para casar

  1. Bom dia !!!!!!!!!! senhora Daniela Pedrosa gostaria de saber se é possivel ter o seu contato para poder esclarecer algumas duvidas sobre minha imigração familiar,pois ja recorrir varias pessoas e varios lugares e não conseguir uma informação certa
    Desde já agradeço se voce pode me contatar meu email é rodrigues.deli@hotmail.com

    forte abraço

  2. Ola , irei começar a arrumar a papelada para me casar na Noruega, mas tenho muitas duvidas: fiance pemit, é o noivo que concede nao é mesmo? Entao, ele traz com ele, ou envia para mim? Meu namorado esta vindo em agosto, e vira novamente em dezembro, devemos dar entrada em tudo em agosto mesmo??
    Por favor, me responda, estou nervosa com tudo isso.
    carlacosta89@yahoo.com.br

    • Oi Carla,

      Vou te explicar a diferença do visto de noiva (fiancè permit) e o visto de reunião familiar.
      Vc pode pedir o visto de noiva, assim vc ganha 6 meses para viver na Noruega vendo se vc se adpata, mas vc deve se casar antes do fim desses 6 meses. Todo visto é concedido pelo Consulado da Noruega e UDI. Nesse caso vc tem que dar entrada no pedido de visto de noiva aqui no Brasil (no Consulado da Noruega no Rio ou em Brasília), aguardar aqui no Brasil e quando o visto sair vc pode viajar para a Noruega. Ao final dos 6 meses tem que se casar ou voltar ao Brasil.
      Vc tb pode vir como turista, trazendo seus docs para casar aqui, nesse caso vc não precisa pedir um visto antecipado, pois Brasileiros que viajam para Noruega e outros países da Europa não precisam de visto quando se trata de turismo. Basta vir com os documentos para dar entrada no casamento e uma carta convite do seu noivo, se responsabilizando por vc, nesse caso vc tem 3 meses para casar, pois vc estaria dentro do período de permissão de turismo.
      Eu não acho vantagem vir com visto de noiva pois vc pagará pelo visto de noiva e depois que casar pagará ao pedir o visto de reunião familiar. Eu vim como turista e me casei dentro dos 3 meses que esse visto dá. Dei entrada no visto de reunião familiar após o casamento, em um mês estava aprovado. Isso depende da cidade também. Oslo por exemplo tem mtos pedidos de visto e pode demorar um pouco mais.
      Quando vc pretende viajar para a Noruega e casar? Pois isso muda a arrumação dos docs. Vc precisará de certidão de nascimento e uma certidão de estado civil dizendo que vc é solteira. Essa segunda tem validade de 3 meses, por isso é importante saber quando vcs querem se casar e qdo vc viaja.
      Me escreva e eu te explico melhor. Vc mora em que cidade?

      Abraços

      Daniela Pedrinha
      http://donapedrinha.com

      • Daniela,
        vou comecar a dar entrada nos meus papéis de casamento, não sei o porque é tão difícil de darem informacão certa ligando pro consulado e para a udi ! Queria saber se você pode me ajudar, me informaram que meu namorado que tem que dar com a entrada do pedido e também falaram que tenho que dar entrada no Brasil, o que eu faco ?? Obrigada
        Hannah

  3. Pow amiga, essas coisas de documentação são difíceis mesmo. Pra vir pra cá eu tb tive que resolver todas essas coisas e muitas vezes aí no Brasil isso é um saco! Mas vai dar tudo certo e estou trocendo por vc.

Deixe um comentário

