Norueguês

Enquanto Espen esteve aqui ouvi várias vezes ele falar em norueguês, mas não entendo nada.. ele ri e brinca com isso. Por exemplo quando meus amigos ou minha mãe falavam em português primeiro ele me chamava e dizia que não estava entendendo, depois passou a responder em norueguês! Pronto, todo mundo se entendia..ahahha! Ficavam com cara de “ahn?” Ou quando queria me deixar morta de curiosidade, no meio da conversa ele falava comigo em norueguês. Eu só dizia “ok, now in english please..” Ele ria mais ainda. Ou ainda nas ruas quando algum mala sem alça vinha pedir dinheiro, ele falava também na própria língua, as caras que faziam eram engraçadas, mas funcionou bem para espantar os pedintes.

Infelizmente a realidade é essa no Rio, gringo aqui é sinônimo de “grana”. Em Petrópolis não tivemos esse problema, mas bastou colocar os pés em Copacabana para começarem as abordagens. Uma delas me preocupou, pois estavámos andando no calçadão em direção ao Forte de Copacabana tirando fotos da praia, eu ainda com aquela bota sem poder andar direito, que dirá correr, e um sujeito veio falar conosco pois nos ouviu falar em inglês.

A burralda aqui resolveu cortar o papo chato do cara com o Espen dizendo que ele não falava português, o sujeito na maior cara de pau disse:

– Mas você fala.. Eu respondi “E daí?”
– Daí que você pode me escutar.
– Não, não posso e nem quero. Ele insistiu com raiva:
– Posso falar? Ou é por que eu sou preto e não sou daqui, sou do Espirito Santo?

É mole??? Espen me disse, não fale mais nada darling, vamos andando.. Ainda ouvi o filho de uma égua dizer: “É por isso que a gente…” o final não entendi, mas provavelmente era alguma ameaça. Eu fui andando e olhando para trás de vez em quando para ele perceber que estava de olho. Bate um desespero porque nunca se sabe a reação de um cara assim. Fiquei indignada!

Voltando ao idioma… O som é das palavras, das sílabas são completamente novos para mim.. e não quero ir até lá sem saber ao menos o básico. Preciso começar a aprender norueguês, mas não encontro curso da língua aqui no Rio, nem professor particular… continuo procurando, mas se vocês souberem de alguém que dê aulas de norueguês, podem por favor me avisar?

Beijos!

2 comentários sobre “Norueguês

  1. Oi Carolina,

    Estou tentando achar professor aqui no Rio, mas tá bem difícil.. Vou pedir ao Espen para trazer o livro que vc indicou, aí fica mais fácil. Mas será que consigo me virar só com o livro e o cd?

    Vamos ver.. obrigada pela ajuda!😛

  2. Oi Daniela, eu me casei com um norueguês e me mudei para a Noruega faz uns 4 meses.
    É bom mesmo começar a dar uma estudada antes de se mudar, a língua é bem diferente da nossa e exige dedicação para aprender, na minha opinião.
    Se você quiser pode procurar por aí o primeiro livro que usamos na escola de norueguês aqui, não sei se vai achar, mas nunca se sabe né.
    O título é På vei, os autores são Kirsti Mac Donald & Elisabeth Ellingsen, e vem com um CD.
    Boa sorte.
    Abraço

Deixe um comentário

