Nariz escorrendo no inverno

Você está perfeitamente saudável. Você não está resfriado, você não está entupido.Mas quando você sai de casa neste tempo frio, seu nariz começa a funcionar. Você já se perguntou por quê?

É muito simples, diz o Dr. Steven Parnes, professor e chefe da Divisão de Otorrinolaringologia / Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Albany Medical College, em Nova York.

Seu nariz é um órgão complexo que ajuda você  no olfato e no paladar, mas também aquece, limpa e umidifica o ar que você respira. Em uma pessoa normal, o nariz e seios nasais produzem pelo menos um litro de muco por dia.

Esse líquido ajuda a manter o trato respiratório limpo e úmido. Não faz seu nariz escorrer, porque, eventualmente, drena para a garganta e você engole.

Mas quando você sai de casa no inverno, o nariz tem de trabalhar muito mais para aquecer o ar frio. Os vasos sanguíneos abaixo das glândulas secretoras de muco dilatam, ou crescem. Isso aumenta o suprimento de sangue para o nariz, o que aumenta a quantidade de muco do nariz e que os seios nasais produzem.

Porque só pode drenar tanto em sua garganta para que possa engolir, o resto tem que ir a algum lugar. Ela escorre para fora. E é por isso que o seu nariz escorre durante o inverno.

O que não é tão claro, diz Parnes, é porque alguns narizes no inverno escorrem mais do que outros.

“Todo mundo escorre o nariz, seu nariz lubrifica si mesmo”, diz Parnes. “Mas por que temos essa reação com excesso de zelo em certas pessoas? Isso é que não podemos responder. Algumas pessoas têm secreções mais do que outros.”

KEYSER TOM,

Albany Times Union

Link para a postagem original em inglês, clique AQUI.

8 pensamentos sobre “Nariz escorrendo no inverno

  1. PELO AMOR DE DEUS É TERRÍVEL, MEU ORGANISMO PIROU POR ALGUNS DIAS. QUE HISTÓRIA É ESSA DE ESCORRER ÁGUA DO NARIZ ATOA? E ENGRAÇADO É TER QUE DESFILAR NO SETE DE SETEMBRO LEVANDO FAIXA COM VENTO FORTE NO ROSTO DE NARIZ ESCORRENDO! VOU PROCURAR ESTA QUÍMICA = ACETILCOLINA. PARA TENTAR ME DEFENDER DESSA: PORCARIA, VERGONHA,CHATICE, INCOMODO, QUE ATÉ PARECE QUE ALGUÉM PRECISA DISSO! …
    DE ARARUAMA – RJ (SANDRASIMONEG@HOTMAIL.COM)

  2. No Brasil eu já andava com esses lencinhos na bolsa, sabe-se lá quando precisaremos né? Aqui é bem necessário mesmo e mais higiênico do que usar os dedos para remover a melecada do nariz qdo assoa, como via no Brasil. Afff… por essas que eu sempre lavo as mãos qdo pego em dinheiro e qdo volto da rua. Vai saber quem pegou nele antes de mim? Bjos

  3. Que bom, agora sei que não estou sozinha. Meu nariz escorre o outono-inverno TODO. Gastamos pacotes tamanho família de lencinhos aqui, cada bolsa minha tem um pacote e cada bolso de casaco tb. Ah, e o pior, aqui na Alemanha é feio fungar, te olham atravessado. Mas dar aquela assoada barulhenta mesmo que seja à mesa pode :) Bjs

  4. Pois é lencinhos descartáveis passam a fazer parte da lista de compras.
    Mas sempre acabam antes de chegar em casa, sobra pras luvas (e se forem de lã melhor).
    Moral da história, pense duas vezes antes de apertar a mão de alguém de luvas.
    BJ

    • No Brasil eu não percebia isso, pq não é tão frio como aqui… porém cada vez que eu saio na rua e fungo que nem louca, coriza até não poder mais e garganta seca… eu imaginava que fosse por causa do frio e tb pensava que ia resfriar, cair de cama, mas continuava boazinha. Não tinha certeza se era porque eu que estava me adaptando ao clima. Até que li esse artigo e entendi :)

Deixe um comentário

